Fotografia e Arquitetura: Guy Wenborne

Nesta semana em nossa série Fotografia e Arquitetura apresentamos o chileno Guy Wenborne, um dos precursores deste campo no Chile. Wenborne conta com um portfólio de imagens de arquitetura muito impressionante, no qual encontramos obras muito conhecidas da arquitetura chilena.

YAP Jorge Godoy © Guy Wenborne

Além de fotografar arquitetura moderna, Guy Wenborne está incursionado no tema da arquitetura espontânea, aquela que é construída sem arquitetos. Dentro desta categoria aparecem imagens de paisagem, patrimônio e peculiaridades chilenas.
Na continuação, os convidamos a revisar um amplo repertório de suas fotografias.

Teatro do lago B.Haler © Guy Wenborne

1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?

Como sou filho de arquitetos (Patricio Wenborne e Elizabeth Huyghe) me interessava a arquitetura, mas de uma forma distinta, a partir do plano estético. Foi desde um princípio, nos anos 90, quando decidi ser fotógrafo e assim comecei a oferecer meus serviços fotográficos a todos os conhecidos dos meus pais.
Nessa época era uma especialidade que aqui no Chile estava muito pouco desenvolvida por outros fotógrafos e como necessitava trabalhar, me pareceu um nicho interessante para começar minha carreira fotográfica.

Teatro do lago B.Haler 4 © Guy Wenborne

2. Você é arquiteto?

Não sou e nem quero ser, apesar de ser filho de arquitetos.

Teatro do lago B.Haler © Guy Wenborne

3. Por que você gosta de fotografar arquitetura?

Gosto do trabalho reflexivo e pausado, que significa observar a obra arquitetônica desde o plano fotográfico, é uma disciplina muito analítica na qual a pré-visualização é muito importante.
Gosto de analisar como interage a luz nas distintas horas do dia e da noite, os ângulos onde quero fotografar e os enquadramentos que conformam um registro fotográfico, cujo objetivo é a difusão da obra e seu autor arquiteto. E sinto prazer ao saber que meu trabalho e talento sejam úteis ao arquiteto.

Mirante Seña G.DelSol © Guy Wenborne

4. Arquiteto favorito?

German Del Sol, Cazú Zegers e Maurizio Angelini.

Mardones ARQS G.Mardones © Guy Wenborne

5. Obra favorita?

Termas Geométricas.

Interoceanica A.Brahm © Guy Wenborne

6. Como você trabalha? (independente? com revistas, arquitetos?)

Trabalho de forma independente e recebo encargos diretos dos arquitetos.

Interoceanica A.Brahm © Guy Wenborne

7. Quais equipamentos e softwares você usa?

Desde a clássica câmera SINAR analógica formato placas 4’x5’, como também Nikon digital com todas as lentes de correção de perspectivas.
Quanto aos softwares, LightRoom e Photoshop, e SEMPRE fotografar em formato RAW.

Interoceanica A.Brahm © Guy Wenborne

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. " Fotografia e Arquitetura: Guy Wenborne " 13 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-64683/fotografia-e-arquitetura-guy-wenborne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.