Há rumores de que o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Jean Nouvel foi selecionado para projetar o novo Museu Nacional de Arte da China (NAMOC) em Pequim. Apesar de o anúncio oficial estar programado somente para Novembro, a Architectural Record publicou que muitos fontes não identificadas confirmaram a notícia. Se isso for verdade, o arquiteto francês terá vencido de colegas também vencedores do Pritzker, como Frank Gehry e Zaha Hadid.
Na tentativa de atrair mais visitantes para o país – após os efeitos da Olimpíadas de 2008 – a grande estrutura de 1.300.000 m² será construída perto ao Bird’s Nest projetado por Herzog & de Meuron. Será um entre três edificações planejadas para a região – as outras serão um museu dedicado a artes e ofícios e um museu.
As imagens do projeto de Nouvel ainda não foram divulgadas, mas de acordo com a competição da Architectural Record “ foi uma disputa acirrada entre Gehry e Nouvel, e este último presumivelmente ganhou com uma proposta um pouco mais suave oferecendo um pastiche de tratamentos dos invólucros: corte de aço em padrões decorativos, vidro com texturas que lembram pinceladas de tinta chineses, e um pouco de parametricismo, tudo explicado através de referências à poesia chinesa antiga e filosofia.”
Mais de 150 arquitetos internacionais inscreveram propostas para o NAMOC em 2010. Dos projetos inscritos foram então selecionados os de 20 escritórios e depois escolhidos 5 finalistas – Jean Nouvel, Frank Gehry, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron e Moshe Safdie.
Espera-se concluir o projeto para o Museu em 2015.
Referêncoa: Architectural Record, Jing Daily
Imagem via usuário do Flickr Patrick Gage, licenciado através do Creative Commons.