Localizada em “Albufera de Valencia”, uma das áreas naturais mais singulares do território da Espanha, a proposta vencedora para o Inspiration Hotel é formada por uma grande píer em formato de anel de madeira de 160 metros de diâmetro que emerge sobre a superfície de água da Albufera. Projetado pelo escritório Paul Dieterlen Architecture, o edifício é resolvido em dois anéis principais, um deles com uma seção de 8 metros a qual contém o programa arquitetônico e as áreas públicas, e um segundo com 3 metros de seção voltado para o interior do conjunto funcionando como um caminho circular contínuo.
Desde o início dos tempos, a natureza tem sido uma fonte contínua de inspiração, desde as mais simples às mais complexas formas, tem sido uma referência para todas as disciplinas artísticas que tentaram imitá-la, abstraí-la ou simplesmente tentar interpretá-la livremente. A lagoa do litoral é separada do Mar Mediterrâneo por uma estreita faixa de areia que permite uma troca contínua de água fresca com o mar. Portanto, coexistir com ecossistemas de estruturas muito diferentes que criam áreas de grande riqueza e interesse ecológico.
Além do valor ecológico, a Albufera tem sido e é de vital importância para o território de Valência, devido ao seu suporte econômico bem como por sua herança cultural, sendo o cenário para diversos escritos do novelista Vicente Blasco Ibáñez. O local constitui um lugar único, como um “potencializador de sentidos”: pôr-do-sol, tempestades, diversidade de flora e fauna, cheiros, sons, texturas, sabores, sentidos – fatores que evocam a inspiração e a concentração para se encontrar na essência da natureza.