“Nossas habitações Leis possuem grandes janelas. Elas se estendem de uma parede à outra e do chão ao teto. Elas emolduram a paisagem e recepciona essas imagens no ambiente interno. […] Andar pela casa significa mover-se de uma vista a outra. A presença da madeira sólida é tangível em todos os ambientes, intimo e próximo ao corpo; gentil, suave e brilhante, ela irradia com a luz.”
Poucas palavras de arquitetos podem chegar a altura da poesia encontrada em seus projetos, porém a descrição fornecida por Peter Zumthor de suas casas de madeira Leis é tão prazerosa, que faz você querer subir em um avião e ir viver em uma.
Bom, agora é a sua chance. Pela primeira vez, Zumthor e sua esposa Annalisa estão alugando uma das habitações construídas há três anos (originalmente projetada e construída para o próprio casal) como uma casa de veraneio.
Claro, isto não será barato. Preços variam de CHF 3500 a CHF 4800, equivalente a USD 4000 a USD 5000, por semana.
Mais informações e imagens, abaixo...
Segundo o comunicado à imprensa: “Pela primeira vez, Annalisa e Peter Zumthor estão alocando uma de suas casas de madeira como casa de veraneio".
O pequeno vilarejo de Leis, com suas construções de madeira escurecidas pela ação do tempo, está a 1.500 m acima do nível do mar, nas montanhas acima de Vals, Graubünden. A capela branca no centro da aldeia foi construída no século XVII; ao seu lado encontra-se um pequena pousada. Durante o verão, duas famílias locais de agricultores cuidam das encostas banhadas pelo sol; no inverno, pistas de ski correm diretamente em direção ao vilarejo.
Três anos atrás, Peter Zumthor construiu duas casas de madeira, a Oberhus e a Unterhus, para ele e sua esposa Annalisa no povoado de Leis. Neste inverno, a casa Unterhus será liberada para locação como casa deveraneio e receberá seus primeiros hóspedes. A terceira casa de madeira, Türmlihus, que deve completar este conjunto, tem previsão para estar disponível para locação a partir do fim do outono europeu em 2013.”
“Peter Zumthor estendeu a tradicional técnica de edificação Strickbau (que literalmente significa “construção em malha”) para incluir princípios de design recentes que permitem a instalação de grandes janelas. Esticando-se do chão ao teto, elas emolduram a paisagem como pinturas no interior de casas.”