O Mercado de Born, em Barcelona, foi reconvertido em um Centro Cultural e está próximo a ser inaugurado em 11 de Setembro de 2013. Sua arquitetura que data de 1714 e compartilha um sítio arqueológico, adapta-se a seu novo uso de espaço público construindo um edifício fechado no interior de outro aberto; lugar onde Lledó Iluminación realizará um projeto exclusivo de iluminação.
Mais informações a seguir.
| Arquitetura
O projeto arquitetônico foi realizado por Enric Sòria i Badia, com a colaboração de Mel Brusaferri, onde se respeitou tanto o sistema construtivo, assim como os materiais deste envolvente, singular e histórico edifício.
A nova estrutura desenvolve-se em dois níveis. O primeiro, o qual protege os restos das cinquenta casas e estruturas viárias que se escondiam abaixo do antigo mercado; vestígios estes que poderão ser vistos e visitados. No segundo nível, acessa-se da rua. Este novo Centro Cultural de Born é projetado como um edifício transitável longitudinalmente, uma praça pública por onde pode-se circular livremente.
|Iluminação
O novo volume fechado carateriza-se pela repetição geométrica e seu conceito de uma estrutura industrial de um antigo mercado. Sendo assim, o sistema de iluminação funcional é resolvido com luminárias de metal suspensas a 4 metros, emolduradas pelas arcadas da estrutura original.
A luz é direcionada ao plano de trabalho, proporcionando, por reflexão, um grau ilumínico às fachadas de vidro e ao teto do edifício, transformando o espaço como uma lâmpada, pelo entorno circular e geométrico que o rodeia, denotando a presença de um conjunto monumental.
Seguindo as normas referentes à instalação de emergência em zonas comuns, optou-se pela iluminação de emergência Led de Odel-lux 4185 - de design minimalista, moderado e com uma lente específica que aproveita a luz na direção que necessita.