- Ano: 2012
-
Fotografias:Diego Medina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Kaprys é uma residência de descanso projetada para ser utilizada tanto de Verão como de Inverno. Foi implantada sobre um pequeno monte, com uma envolvente arborizada, em Cariló, cidade balnear a 400 kilómetros de Buenos Aires.
A vivenda foi pensada como um mirador, levitando no meio do bosque, apoiada em dois tabiques e algumas colunas. A casa se separa do terreno deixando o pavimento térreo livre, a partir do qual se acede ao interior.
O programa se desenvolve num único pavimento, em forma de L. Em frente, levitando sobre o terreno, se encontra a zona de estar, de jantar, a cozinha e um terraço coberto com zona de churrasco. Deste modo, as áreas sociais têm vista para o bosque de 360 graus.
Perpendicularmente à rua, face ao interior do lote, a caixa privada - com saída para o exterior ao nível do terreno - alberga os quartos.
Ao nível do passeio e por baixo da sala de estar se encontra o estacionamento e o hall de entrada. Desde o hall no pavimento térreo subimos suavemente para o nível onde se desenvolve a casa. Como uma rótula, a ligação entre a zona dos quartos e as zonas sociais, é feita pela escada, iluminada naturalmente através de uma janela horizontal na cobertura. Ao subir, encontramos um tabique perfurado de concreto, gerando curiosidade para descobrir o que se encontrava por trás desses buracos, funcionando igualmente como filtro e permitindo adivinhar o bosque.
A vivenda foi construida, maioritariamente em concreto, com muros de tijolo, madeira e alumínio e decks de madeira.
O parque foi resolvido com a intenção de reforçar a vegetação original da costa, presente na envolvente.