Infraestudio é uma prática de arquitetura e arte radicada em Havana, Cuba, que tem se mantido obcecada pela ficção desde a sua fundação em 2016. Fernando Martirena, Anadis González, entre outros membros e colaboradores, trabalham com o narrativo e o discursivo em diferentes frentes: do projeto de edifícios, a pesquisas, exposições, textos e ativismo. Isso lhes permite operar discretamente em uma cidade singular, mostrando como é fazer arquitetura contemporânea em Cuba.
Por esses motivos, o Infraestudio foi selecionado pelo ArchDaily como uma das melhores novas práticas de arquitetura de 2023. Eles preocupam-se em criar uma arquitetura que se esconde na paisagem, mostrando o vazio como representação de uma ideia, não pensando em formas, mas em estratégias, e construindo com o mínimo necessário.
A seguir, trazemos um vislumbre de quatro projetos em construção do Infraestudio, contados através de suas próprias palavras.
Centro de Arte Contemporânea Línea 508
O projeto foi realizado em uma das primeiras casas do bairro Vedado, em Havana, que data de 1888 e possui Grau Máximo de Proteção de Monumentos.
Quase intacta desde sua criação, necessitava de 200 m2 adicionais que pareciam impossíveis de serem acomodados em uma casa que, para nós, já estava completa.
Internamente, trocamos a cobertura original por uma de concreto armado e tentamos não fazer muito mais.
Jardim Rojo
Ao receber a encomenda de reabilitar uma cobertura com piscina no bairro Vedado, decidimos atuar apenas na área externa. Acreditamos que a modernidade do interiores e a fantástica vista eram duas soluções dadas, mas o espaço intersticial exterior que os une chamou nossa atenção.
Alterar os contornos do pátio adicionando novas floreiras e usar um único material em todas as superfícies transformou esse espaço interno-externo em um jardim vermelho.
As varandas, a piscina e o pátio, em três níveis diferentes, mas conectados por escadas, criam uma tipologia particular de apartamento em altura com abundante espaço externo. As ações de renovação no interior seriam mínimas.
Casa Gruta
No leste de Havana, na "Floresta de Cojimar", em uma encosta com vista para o mar, está sendo construída esta casa unifamiliar.
Duas pedras naturais que se aproximam da sensualidade de um beijo, ilustrado na escultura "Beijo" (2012) de Wilfredo Prieto, e a sensação de uma experiência natural e rochosa semelhante a uma gruta, inspiraram a forma desta casa.
Pela ausência de edificações e a abundância de natureza, pensamos em criar um objeto inerte semelhante a uma pedra, pousado sobre a grama. Não há porta de entrada para rua, mas uma abertura pela qual se entra no pátio.
Casa C
Fomos encarregados de construir uma casa para finais de semana próxima à praia e com cerca de 60m2. Como já havia uma residência muito maior em construção ao lado desta, decidimos construir uma casa escondida no jardim.
Um muro de pedra sem janelas, do mesmo material das paredes que separam os vizinhos, define esta casa à primeira vista.
O resultado foi uma casa com 2 fachadas curvas, uma de pedra e outra de vidro, que se unem nas extremidades. Ao entrar no terreno, não é possível ver a casa, mas uma parede no jardim, e uma vez dentro, descobre-se os elementos que tornam esse percurso curvo um lar.