No dia 7 de setembro, foi inaugurada a exposição "Como desenhar uma revolução: o caminho chileno para o projeto" no Centro Cultural La Moneda em Santiago, como parte das atividades que relembram os 50 anos do golpe militar no Chile. Trata-se de uma exposição sobre design gráfico e industrial realizada durante o governo do presidente Salvador Allende, reunindo mais de 350 peças originais e reconstruindo integralmente a sala de operações Cybersyn. A exposição estará em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2024.
Produzida em conjunto pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, o Massachusetts Institute of Technology e o CCLM, com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação e do Goethe-Institut Chile, conta com a curadoria do designer Hugo Palmarola e do arquiteto Pedro Ignacio Alonso, ambos reconhecidos por receberem o Leão de Prata pelo Monoloith Controversies, o Pavilhão do Chile na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014. Ao mesmo tempo, também participa a renomada historiadora de ciência colombiana Eden Medina do MIT.
A exposição oferece uma extensa viagem pela cultura visual e tangível de um período histórico crucial do Chile. Neste tempo, a decisão sem precedentes de optar por uma revolução através do voto levantou uma pergunta fundamental no campo do design a nível mundial: como projetar de maneira a integrar o socialismo e a democracia.
Artigo Relacionado
Artigo relacionadoA sala de operações Cybersyn - também conhecida como Synco - foi na época um projeto pioneiro da cibernética que se pretendia instalar no palácio do governo. O objetivo do projeto era estabelecer uma comunicação imediata entre as indústrias estatais, seus funcionários e os líderes governamentais, acompanhada de processamento de dados para tomar decisões mais informadas.
Anteriormente, Andrés Briceño e Tomás Vivanco, os criadores do Fab Lab Santiago, tiveram a honra de representar o Chile na primeira Bienal de Design de Londres em 2016, ocasião na qual apresentaram uma réplica em escala real do protótipo, o que permitiu ao público europeu conhecer de perto a história, os detalhes e a visão de sociedade que a Synco oferecia.
A história de Cybersyn deve ser observada e analisada com muita atenção por todos aqueles que se importam com a tecnologia, porque abriu a reflexão sobre o que ela significa no desenvolvimento, não apenas econômico, mas político e cultural de um país. Tratou-se de um caso de experimentação dentro do Estado, e por isso é um marco que os interessados em inovação e tecnologia devem conhecer. — Aisén Echeverry, ministra da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação.
Por outro lado, foram reunidas pela primeira vez as obras mais destacadas do design chileno, que incluem elementos como os cartazes realizados pelo Escritório dos irmãos Larrea e as capas de discos para a Nova Canção Chilena, as publicações e revistas produzidas pela Editorial Quimantú, o design gráfico criado por Santiago Nattino para a educação técnica dos agricultores, os cartazes projetados por Waldo González e Mario Quiroz para o Serviço Nacional de Saúde, as inovações em produtos para habitação, agricultura, eletrônica e saúde desenvolvidos pela Área de Design Industrial INTEC, as melhorias na produção por parte dos trabalhadores industriais, assim como o trabalho editorial realizado pelo Taller Gráfico UTE e seus cartazes para a exposição que Salvador Allende e Víctor Jara tinham previsto inaugurar no dia 11 de setembro de 1973.