Arquitetas, arquitetos e urbanistas de todo o país vão participar de uma eleição nacional nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de outubro. Mais de 200 mil profissionais da áreas devem escolher 402 conselheiros estaduais dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do DF (CAU/UF) e 28 conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) – um de cada Unidade da Federação mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES).
A votação será por meio do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo. Para votar, é preciso ser arquiteto e urbanista ativo registrado no CAU, e possuir um cadastro na plataforma GOV.BR, que reúne vários serviços digitais do governo federal.
O site de votação é votaarquiteto2023.com.br. Votação acontece das 0h do dia 16 até 23h59 do dia 17 de outubro e é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos.
No total são 51 chapas: 49 chapas vão disputar os cargos de conselheiros federais e estaduais em todo o Brasil e 2 concorrem aos cargos de conselheiro federal e suplente representante das Instituições de Ensino Superior (IES). São 1.930 arquitetos(as) e urbanistas dispostos a representar a categoria. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir de 1° de janeiro de 2024. A função não é remunerada.
Divulgação dos resultados
A divulgação dos resultados da votação está marcada para quarta-feira, 18 de outubro.
Os conselheiros estaduais serão determinados pelo quociente de votos obtidos por cada chapa. Esse quociente leva em consideração a proporção de votos alcançada pela chapa durante a eleição. Se uma chapa obtiver 60% dos votos e outra 40%, as vagas de conselheiros serão distribuídas de acordo com essa proporção.
No entanto, é importante destacar que a chapa precisa obter um percentual mínimo de desempenho de, pelo menos, 20% (para as UF com até 10 mil profissionais) ou 15% (para as UF com mais de 10 mil profissionais) dos votos válidos para garantir sua representação nos Plenários dos CAU/UF.
Vote aqui.
Atualização: A votação nas Eleições do CAU agendadas para o dia 10 de outubro foi adiada em razão de intermitência no funcionamento do sistema utilizado, a plataforma VotaOnline do TRE-TO. O CAU Brasil alerta que mesmo quem votou na terça-feira passada deve votar de novo. Aquela votação foi anulada.