-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 330 m²
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Brazão Móveis, Castelatto, Concreto Abstrato, Lumen Iluminação, Mont Pedras, Portobello, Style Esquadrias, Vila dos Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com 330 m², a Casa Bosque, conforme nomeou o autor do seu projeto, o arquiteto Pietro Terlizzi, se destaca pela presença preponderante da natureza em seu entorno. Localizada em Holambra, interior de São Paulo, em um primeiro momento a residência foi concebida com a ideia de um refúgio de veraneio, mas o encanto dos proprietários foi além do esperado, que a elegeram como a morada definitiva da família. Originalmente pensada para os finais de semana, os requisitos principais recebidos pelo profissional foram os de realizar uma área gourmet integrada, insolação adequada e muito verde.
A fachada da residência, é composta por concreto armado com uma curvatura especial que segue a rua sem saída e que se estende até o pergolado que termina no muro da garagem em pedra moledo. A casa 100% térrea possui dois volumes que se cruzam e o lado com o pé-direito mais alto é onde estão as áreas sociais totalmente integradas: sala de jantar, jogos, home-theater e cozinha.
Com o privilégio de oferecer não apenas uma estrutura completa, mas também a paisagem da área de lazer, a cozinha deixou de ser um ambiente com uma estrutura trivial para proporcionar a alegria de preparar receitas com espaço de sobra e muita leveza. Para as refeições rápidas do dia a dia, a área da bancada (quartzo cinza claro), atende as necessidades dos moradores e para as ocasiões especiais, está a mesa de jantar.
Ainda sobre o projeto de arquitetura, a disposição dos cômodos foi abundantemente favorecida pelos grandes vãos que propiciam a presença constante da iluminação e ventilação natural. A chancela da autenticidade pode ser atestada pelas vigas de madeira garapeira expostas que emergiram como elementos singulares e com um charme inigualável. O estudo de insolação realizado pelo arquiteto beneficiou a entrada dos raios solares pela manhã, enquanto o interior ficou totalmente protegido da intensidade que ocorre no período da tarde.
Na área intima da casa, os 4 quartos e suítes possuem o mesmo layout e os banheiros foram valorizados com a instalação de claraboias, como forma de substituir a iluminação natural que não é oriunda da janela. Como o grande destaque do projeto está na área de lazer integrada, o arquiteto Pietro Terlizzi garantiu para que todos os dormitórios tivessem uma vista de tirar o fôlego.