A emergência climática manifesta-se nas cidades brasileiras de diversas maneiras: enchentes no Sul, ressacas no Rio de Janeiro, tempestades em São Paulo causando apagões, fumaça de queimadas em Manaus, seca nos rios da Amazônia e ondas de calor no Centro-Oeste. Nesse sentido, é crucial integrar a luta contra as mudanças climáticas no planejamento público.
A natureza oferece soluções, como áreas verdes para absorver água da chuva e árvores que reduzem ilhas de calor. A Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Aliança Bioconexão Urbana, lançou o e-book Cidades do Futuro: Soluções Baseadas na Natureza para Enfrentar a Emergência Climática, disponível gratuitamente. O livro apresenta exemplos e projetos no Brasil e no mundo, destacando iniciativas eficazes contra inundações, deslizamentos e ilhas de calor.
O objetivo é evidenciar que a natureza desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico resiliente às mudanças climáticas. Cidades adaptadas a eventos extremos oferecem mais qualidade de vida. O e-book aborda Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em várias regiões brasileiras, incluindo casos de referência, benefícios para o meio ambiente e guia para jornalistas.
As SBN podem variar de ações individuais, como telhados verdes, a projetos complexos que exigem políticas públicas. Elas englobam 13 tipologias, desde arborização urbana até renaturalização de rios. Reconhecidos globalmente, os benefícios incluem regulação climática, conservação da biodiversidade, contribuição para a qualidade da água potável e proteção contra desastres naturais.
Devido à impermeabilização do solo nas cidades brasileiras, incapazes de absorver grandes volumes de chuva, a população enfrenta impactos na segurança hídrica e ondas de calor. Áreas impermeáveis também alteram o balanço hídrico, prejudicando a qualidade da água. A presença da natureza nas cidades é crucial para a sustentabilidade e resiliência urbana, com as Soluções Baseadas na Natureza desempenhando um papel significativo nesse contexto.
Baixe o e-book gratuitamente aqui.