A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) e a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE)
recebem no próximo sábado, 20 de abril, uma ação de ciência cidadã que tem como um dos focos o traçado de um desenho conjunto do espaço e suas peculiaridades, reunindo tanto dados das famílias de agricultores e agroindústrias como informações sobre os hábitos dos frequentadores.
A atividade, intitulada Educação Urbanística: Deriva e Cartografia Afetiva nas Feiras Ecológicas da Redenção, ocorre das 7h às 12h e será conduzido pelo TransLAB.URB, cuja equipe é formada por arquitetos e urbanistas que tem como foco a cidade, partindo de um entendimento do urbanismo enquanto uma cultura coletiva. Serão realizadas duas sessões da Oficina de Deriva e Cartografia Afetiva, uma às 8h30min e outra às 10h30min, com inscrição prévia (confira o link no final do texto) e algumas vagas a serem preenchidas na hora.
Os participantes serão conduzidos à produção de mapas colaborativos com o uso
de ferramentas de procedimento psicogeográfico, para estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas, e instrumentos que conduzemao acesso dos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem, estimulando a percepção para soluções coletivas e comunitárias.
“Será um exercício de percepção espacial do ambiente urbano e sua relação com o rural, com dinâmicas que têm como objetivo ampliar o olhar sobre a feira, a origem dos alimentos e a própria cidade e cidadania nesse contexto, assimilando aspectos que passam despercebidos”, explica Leonardo Boezio, um dos integrantes do TransLAB.URB.
A partir dos dados, será gerado um diagnóstico de dados e mapas, contendo
informações como de qual bairro as pessoas vieram para as feiras, modal utilizado, mapas de zonas de calor dentro da Avenida José Bonifácio, todos obtidos através de diferentes meios, como painéis lowtech (totens) e abordagem de frequentadores. Atualmente, cerca e 12 mil pessoas circulam pelas Feiras Ecológicas da Redenção a cada sábado.
A iniciativa conta com o apoio do Goethe-Institut Porto Alegre e produção da
Semeadora Comunicação.
AGENDA
Atividade: Educação Urbanística: Deriva e Cartografia Afetiva nas Feiras Ecológicas da
Redenção, com TransLAB.URB
Data: Sábado, 20 de abril, das 7h às 12h
Público-alvo: Frequentadores da FEBF e FAE e público em geral
Inscrições oficinas: https://forms.gle/fhiDiSfq8J4u4s8E7
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Fone (51) 99849.6380
Título
Educação Urbanística: Deriva e Cartografia Afetiva nas Feiras Ecológicas da RedençãoTipo
WorkshopWebsite
Organizadores
De
20 de Abril de 2024 07:00 AMAté
20 de Abril de 2024 12:00 PMOnde
Av. José Bonifácio, 603 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, 90040-130Endereço
Av. José Bonifácio, 603 - Bom Fim, Porto Alegre - RS, 90040-130