-
Arquitetos: Olmo Arquitetos
- Área: 2112 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:João Vitor Sarturi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Lyra é o primeiro projeto que desenvolvemos para a incorporadora Maya. Localizado próximo ao centro de Araucária, região metropolitana de Curitiba-PR, o empreendimento está implantado em um lote de 650,00m² e busca nortear o desenvolvimento do bairro, hoje ocupado predominantemente por casas e vazios urbanos. Incentivado pelas normas municipais, o edifício propõe uma renovação na produção imobiliária da cidade através desta forma vertical de morar, do padrão construtivo e da relação entre edificação e cidade.
Projetamos uma torre de oito pavimentos, com um apartamento por andar. No térreo, além da unidade privativa, organizamos as áreas comuns próximas ao acesso e com um pé-direito maior, a fim de criar um diálogo confortável entre o uso coletivo e individual. No passeio, uma marquise projeta-se para receber e conduzir os moradores ao longo do jardim, criando uma atmosfera amena de passagem.
Um grande pátio organiza a unidade do térreo, de forma a preservar árvores já existentes no terreno e manter o vínculo com a vegetação do lote ao lado. Esse gesto produz um espaço singular ao passo em que o apartamento circunda o jardim. Com apartamentos de 170,00m² a 250,00m² a geometria da torre é resultado das características estreitas e alongadas do terreno. O volume curvo da escada age como eixo organizador dos espaços, distribuindo-os em social e privado. Através de setores bem definidos foi possível acentuar as particularidades de cada espaço.
Nos quartos, janelas ajardinadas trazem privacidade e introspecção, enquanto na área social, através das varandas e das grandes aberturas, forma-se um espaço completamente integrado, trazendo a paisagem para o interior do apartamento, como uma casa suspensa. Com a estrutura inteiramente em concreto armado aparente, a utilização de lajes protendidas permitiu trazer leveza e esbeltez para o edifício. Contrapondo essas características, o ACM e o vidro trazem precisão industrial que ressalta as imperfeições naturais do concreto.