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Isaac Julien – Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collages

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A Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, a partir do dia 29 de março de 2025, às 11h, a exposição "Isaac Julien – Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collages" traz 20 obras, 16 delas totalmente inéditas – derivadas do filme "Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement" (2019), em que Lina Bo Bardi (1914-1992) é representada por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. O texto crítico é de Solange Farkas, fundadora da Associação Cultural Videobrasil, em 1991, e curadora de diversas bienais e exposições.

"Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collages" é a terceira individual feita na Nara Roesler pelo cineasta e artista britânico Sir Isaac Julien (1960). As anteriores foram "Playtime", em 2014, e "Scopic Landscapes", em 2012, na Nara Roesler São Paulo. As obras do artista integraram ainda as coletivas "Ao que vai nascer", em 2022, e "Metrópole", em 2017, também na Nara Roesler São Paulo, e "Human Ecology", em 2016, na Nara Roesler Nova York.

As novas colagens do cineasta e artista britânico Sir Isaac Julien (1960), apresentadas pela primeira vez, se destacam pelo uso singular das cores, evocando diversos motivos poéticos e ecológicos na obra de Lina Bo Bardi. Abaixo, imagem da obra de Isaac Julien "Um Maravilhoso Emaranhado / A Marvellous Entanglement (Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement", 2019, fotografia em papel Ilford galerie smooth pearl renaissance-pollerwachs e metacrilato, com 180 x 240 x 7,5 centímetros.

A mostra na Nara Roesler ocorre simultaneamente à exibição inédita no Brasil, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), da videoinstalação, com nove telas, do filme "Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement", de Isaac Julien, no novo anexo do Museu, o edifício Pietro Maria Bardi.

Desse modo, o público poderá ter contato com cenas complementares do mesmo trabalho de Julien. Tanto no filme como nas fotografias e colagens, Lina é representada em diferentes estágios de sua vida por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. No filme, as atrizes lêem textos adaptados dos escritos da arquiteta ítalo-brasileilra, envolvendo os espectadores em uma narrativa que se baseia em uma citação de Lina Bo Bardi – "O tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado no qual, a qualquer momento, fins podem ser escolhidos e soluções inventadas, sem começo nem fim".

"EMARANHADO ARTÍSTICO"
Solange Farkas destaca em seu texto que "Julien também cria, em sua obra,um emaranhado artístico no qual a mistura de linguagens, por um lado, e de culturas, por outro, não surge gratuitamente, mas com o rigor de quem aponta caminhos originais e cria soluções pouco óbvias para os desafios da arte e da vida em nosso Sul". "Não se verá aqui, portanto, uma análise histórica ou um comentário crítico sobre a produção da arquiteta. O que se tem é uma obra poética que dá sequência às pesquisas de Julien – seja no experimentalismo no manejo da linguagem audiovisual, seja nas temáticas políticas, sociais e étnicas– e ao seu interesse naquilo que já chamou, certa vez, de uma 'poética do político'", afirma a diretora da Videobrasil. Ao lado, imagem da obra de Isaac Julien "Um Maravilhoso Emaranhado / A Marvellous Entanglement (Lina Bo Bardi), 2019, impressão jato de tinta sobre papel Ilford goldfibre gloss, com 90 x 110 centímetros.

SALVADOR E SÃO PAULO: LEGADO DE LINA
O filme percorre alguns dos edifícios mais icônicos de Lina Bo Bardi, oferecendo uma meditação sobre o legado da arquiteta. O trabalho é inspirado nas histórias oficiais e em histórias sobre a vida de Bo Bardi, que ao casar com Pietro Maria Bardi no pós-guerra, mudou-se, em seguida, para oBrasil. Aqui ela encontrou os elementos que impactaram permanentemente sua atuação profissional e visão de mundo,sentindo-se impelida a incorporar o espírito criativo das culturas populares brasileiras em sua prolífica e sofisticada produção, que inclui edificações, móveis, joias e cenários teatrais, assim como uma potente reflexão teórica.Ao todo, as gravações ocorreram em sete locais projetados pela arquiteta, sendo quatro em Salvador – Museu de Arte Moderna da Bahia, Restaurante Coaty, Casa do Benin e Teatro Gregório de Mattos – e três em São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (MASP), Sesc Pompeia e Teatro Oficina.

Participam também da produção bailarinos do Balé Folclórico da Bahia, com coreografia de Zebrinha, diante da icônica escada de madeira do Museu de Arte Moderna da Bahia [ao lado, imagem da obra de Isaac Julien "O que é um Museu, Ato II / What is a Museum, Act: II [Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement", 2019, impressão jato de tinta sobre papel Ilford gold fibre gloss, com 110 x 135 cm], e o coletivo Araká, com performances no edifício onde funcionou brevemente o restaurante Coaty, localizado na Ladeira da Misericórdia, também na capital baiana e que futuramente abrigará a sede da associação cultural Pivô em Salvador.

Em abril de 2025 um livro sobre a série será lançado pela Yale University Press durante a celebração da inauguração do novo prédio do Yale Center for British Art. Na publicação, Julien combina elementos da videoinstalação, trabalhos da série fotográfica e uma rica seleção de materiais de arquivo, oferecendo uma compreensão mais profundade Bo Bardi e de sua influência. O livro inclui ainda um ensaio da teórica Giuliana Bruno, um relato dos bastidores do projeto pelo curador e acadêmico Mark Nash e uma conversa entre Julien e membros do coletivo Araká.

A instalação de nove telas "Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement" foi exibida em diversas ocasiões ao redor do mundo, incluindo na Victoria Miro em Londres, (2019); no MAXXI – Museu Nacional das Artes do Século XXI, Roma (2021); Bechtler Museum of Modern Art, Charlotte, Carolina do Norte, EUA (2022); Museu de Arte da Filadélfia, Filadélfia, EUA (2023); Yale Architecture Gallery, New Haven, Connecticut, EUA (2023) e em 2023, a videoinstalação foi exibida no Tate Britain, em Londres, como parte da exposição retrospectiva dedicada a Isaac Julien, "What Freedom Is To Me", que depois itinerou para o K21 Museum em Düsseldorf, Alemanha, e para o Bonnefanten Museum em Maastricht, Holanda.

Outras individuais de Isaac Julien no Brasil foram realizadas no Instituto de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho, Minas – "Looking for Langston" , em 2022 – e no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói) – "Ten Thousand Waves", em 2016.

  • Título

    Isaac Julien – Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collages
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

  • De

    29 de Março de 2025 11:00 AM
  • Até

    24 de Maio de 2025 03:00 PM
  • Onde

    Nara Roesler
  • Endereço

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Cita: "Isaac Julien – Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement – Photographs & Collages" 27 Mar 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 22 Jul 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1028497/isaac-julien-lina-bo-bardi-a-marvellous-entanglement-photographs-and-collages> ISSN 0719-8906

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