
-
Arquitetos: Luchtschip Architectuur
- Área: 130 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Johnny Umans
-
Fabricantes: Aardig Gedacht, Reynaers Aluminium

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos Ruben Rottiers e Emily Pescod reformaram sua própria casa em Ghent, Bélgica. Além de uma fachada autêntica do período entre guerras (1938), uma boa orientação norte-sul e uma excelente localização em um bairro tranquilo a poucos passos do centro da cidade, havia poucas características na casa original que valessem a pena preservar.


A planta clássica original (cozinha na parte de trás, na extensão, área de estar do lado da rua) foi invertida, com a cozinha e a área de estar trocando de lugar. O jardim voltado para o sul tornou-se uma extensão do espaço de estar e a nova cozinha foi posicionada diretamente sob a janela do lado da rua.



A extensão foi removida e a casa foi ampliada com um volume de madeira, mantendo as vigas do teto e a estrutura da fachada expostas. A fachada posterior foi construída como uma parede cortina de madeira totalmente envidraçada. Foram adicionados toques de cor, incluindo piso granulado vermelho, cozinha azul, parede revestida de azulejos amarelos e marcenaria verde. Mesmo na pintura, a cor foi abraçada, com um teto azul escuro e paredes amarelas e verdes. Os elementos originais da casa entre guerras foram preservados sempre que possível, e com uma referência a esse passado, novas características foram adicionadas, como uma reinterpretação dos moldes de teto originais, os arcos arredondados e o painel de madeira nas paredes.



Apesar do orçamento limitado, a casa se tornou um exemplo de sustentabilidade, principalmente ao investir em isolamento avançado, nova marcenaria externa, fontes de aquecimento alternativas, um telhado verde e um processo de demolição muito seletivo. Apenas o que não poderia mais servir foi demolido, enquanto a estrutura base existente, escadas e pisos intermediários de madeira foram preservados tanto quanto possível. Ao realizar grande parte do trabalho por conta própria, os proprietários conseguiram criar uma casa de alta qualidade em um espaço limitado. No futuro, é possível adicionar um andar extra ao volume (alinhado com as fachadas de ambos os vizinhos).
