- Ano: 2014
-
Fotografias:Stijn Poelstra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre de água está localizada em meio ao uma reserva natural protegida, propriedade dos Monumentos Naturais; De Wieden, na província de Overijssel, Boei, Vitens e a organização dos Monumentos Naturais aceitaram a ideia de transformar essa torre em uma torre de vigilância. Uma espetacular "rota arquitetônica" conduzirá os visitantes até uma altura de 45 m. Acima, quatro aberturas permitem uma vista de 360 graus da cidade de De Wieden.
A jornada até o topo começa com uma escada fechada que conduz ao primeiro nível, a 4 m de altura. Ela termina em um espaço que está a 24 m de altura e abriga um espetáculo de escadas velhas e novas. As escadas novas que conduzem através do volume da torre de água são de madeira, agregando, por um lado um elemento quente que contrasta com os muros de concreto da torre. Por outro lado, é um gesto que vai a favor do conceito da organização dos Monumentos Naturais, já que utiliza um material natural sem polir. Diante do projeto da nova rota, ela complementa a existente, criando interação espacial. Enquanto que as velhas escadas estão ao lado das paredes, as novas se cruzam em zigue-zague a fim de reforçar a percepção espacial.
As novas escadas conduzem a um nível logo abaixo do imenso tanque de concreto a 28 m de altura. Desde esse nível, as escadas originais subiam através de um espaço estreito ao longo do exterior do tanque. Hoje as escadas de metal saem do nível abaixo do tanque e percorrem também a parte interior do tanque vazio. As escadas terminam lentamente junto aos muros e intensificam a percepção espacial do tanque, o coração da torre. O visitante se sente frágil e pequeno ao obter uma ideia da grande quantidade de água que a torre costumava proporcionar para toda a região.
Na parte superior da torre está o posto de vigilância. A "tampa" do tanque foi removida em parte a fim de criar degraus que oferecem uma visão mais global dos grupos no posto de vigia. O piso de malha transparente faz com que seja possível se imaginar o centro do tanque. Junto com as quatro pequenas aberturas existentes, foram agregadas quatro maiores que completam a visão de De Wieden. O público faz um caminho interessante e multifacetado até o topo e é recompensado com uma bela vista.