-
Arquitetos: Drucker Arquitetura
- Área: 1033 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:João Ribeiro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Instalada em um terreno de 2500m² no alto do morro do Morumbi entre as muitas árvores remanescentes da quadra da Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, a casa se estende para a paisagem da cidade. A construção tem como propósito a idéia da varanda como espaço fluído e sua expressão concreta resulta em um filtro de luz e sombra.
A residência convida à contemplação da paisagem, com varandas, largas janelas, enquadramentos que recortam à vista da Marginal Pinheiros e da Ponte Estaiada (Octavio Frias), mas sem abrir mão da ambientação aconchegante, embora a escala doméstica seja relativamente grande (a casa tem 1.033m²).
O padrão de circulação força os ocupantes a irem para fora, para os deques de madeira. Os amplos caixilhos de vidro enfatizam a continuidade entre o interior e exterior. Os ambientes de sala de TV, sala de almoço e escritório, se revelam por detrás de altas portas totalmente retráteis e todos os ambientes se ligam como um grande loft. A casa conta ainda com tratamento de esgoto, captação de energia solar, ventilação cruzada, janelas com tratamento térmico, isolamento térmico de poliestireno, controle digital de iluminação, madeira reciclada, entre outras medidas de arquitetura verde.