-
Arquitetos: David Guerra, Laura Rabe; David Guerra, Laura Rabe
- Área: 1050 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jomar Bragança
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto de arquitetura e design de interiores do Empório Santa Isabel se estendeu a todos os projetos complementares, do paisagismo à identidade gráfica. A ideia era construir uma arquitetura contemporânea com tecnologia de uma forma mais afetiva que resgatasse a tradição do interior de Minas e do barroco mineiro. Surge então, um prédio todo em estrutura metálica, pintado com tinta automotiva, revestido de placas cimentícias com texturas de barro, com acessibilidade por meio de rampas e elevador, grandes panos de vidro com esquadrias de alumínio dourado, varandas com cobertura de bambu, cores como vinho, dourados, cobres e o azul colonial da identidade da marca, jardins com árvores frutíferas e muros revestidos com grades antigas e vasos de plantas, luminárias de leds em trilhos. O Empório possui quatro andares em mais de 1.000 metros.
No subsolo, estoque, depósito, vestiário, área de produção e preparo dos pães.
No primeiro nível situam a padaria, pâtisserie, empório e cozinha de apoio. Produtos expostos em prateleiras leves e fluidas feitas de madeira e metal que permitem uma fácil visualização de toda a produção. Balcões refrigerados iluminados por LEDs mostram os produtos de maneira eficaz e muito sedutora aos olhares. Ilhas para exposição de produtos de destaque ficam logo na entrada para atrair a atenção dos clientes, além dos caixas. Ao fundo, a estante metálica expõe uma seleção de vinhos.
No segundo nível, com uma ampla visão dos jardins, há um buffet de café da manhã, almoço, happy hour, além de uma pizzaria e empório de produtos especiais. Uma passarela liga essa área à varanda aberta, com teto forrado em bambu, mesmo material de uma escultural luminária que percorre todo o teto do empório, criando um ambiente intimista, com uma iluminação impactante. Além disso, situa-se nesse nível cozinha de apoio, escritório e banheiros.
O último piso abriga a produção de pâtisserie, depósito, copa, área para descanso e banheiros para funcionários.
O conceito da arquitetura do empório é o afeto, resgatando através das escolhas boas lembranças e sensações de proteção, harmonia e felicidade.