O curso de pós-graduação Habitação e Cidade da Escola da Cidade promove, a partir do dia 5 de novembro, a exposição “Casa+casa+casa=ciudad. Germán Samper – Uma pesquisa sobre Habitação”, que exibirá trabalhos do arquiteto colombiano.
A mostra ficará aberta ao público no saguão da Faculdade até o dia 3 de dezembro, sendo que o lançamento contará com uma palestra de Marcela Samper - sobrinha do arquiteto e uma das curadoras da mostra – que abordará o tema: “O Projeto como investigação: As propostas urbanas de Germán Samper para as áreas residenciais”.
A exposição "Casa+casa+casa=ciudad. Germán Samper – Una investigación en vivienda" é um compilado do trabalho de investigação em habitação realizada pelo arquiteto colombiano nos últimos 60 anos. A mostra tem curadoria das arquitetas Marcela Ángel Samper e María Cecilia O'Byrne, e é produzida pela Universidad de los Andes e pelo Archivo Histórico de Bogotá. Compõem a mostra vídeos e painéis que retratam o panorama da habitação no século XX, no mundo, na América Latina e na Colômbia.
O legado de Germán Samper como ator fundamental do processo de modernização da arquitetura e do urbanismo na Colômbia é o foco desta exposição. Samper, graduado na Universidad Nacional de Colombia (1947) e com experiência de cinco anos no Escritório de Le Corbusier (1949-1953), chegou à Colômbia para desempenhar um papel fundamental como pioneiro e visionário. Fez parte, como sócio e projetista, durante mais de 40 anos, de Esguerra Sáenz y Samper, escritório emblemático no seu país, com encargos das mais prestigiadas entidades privadas e públicas. A obra de Samper foi premiada nacional e internacionalmente, e alguns de seus edifícios foram declarados patrimônio arquitetônico em nível nacional e distrital.
Em sua carreira ativa com a empresa que divide com a filha Ximena, desde 1995, está em constante pesquisa, concepção, desenho e reflexão sobre arquitetura e a cidade. Mais do que uma disciplina, para Samper, a arquitetura é um modo de vida, uma maneira de se relacionar com o mundo.
Casa+casa+casa=ciudad. Germán Samper – Una investigación en vivenda
- Abertura: 05 de novembro, quarta-feira
- Horário: 18 horas (palestra), na sequência abertura da exposição
- Período de exposição: de 05 de novembro a 03 de dezembro
- Horário de funcionamento: das 9h às 20h
- Local: Escola da Cidade
- Endereço: Rua General Jardim, 65, São Paulo – SP
- Mais informações:www.escoladacidade.edu.br
Título
Casa+casa+casa=ciudad. Germán Samper – Una investigación en vivendaWebsite
Organizadores
De
05 de Novembro de 2014 06:00 PMAté
03 de Dezembro de 2014 08:00 PMOnde
Escola da CidadeEndereço
Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - State of São Paulo, 01223-011, Brasil