Por que consertamos o que está quebrado e sujo em nossa casa, mas negligenciamos o que não está bem em nossa cidade? Com isso em mente o artista plástico Rodrigo Machado e os cineastas Filipe Machado e Gustavo McNair criaram o projeto “Serviços Gerais”, em que realizam pequenas intervenções de “conserto” nas ruas de São Paulo.
O projeto foi iniciado em 2011 e tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre sua relação com o ambiente urbano, destacando os pequenos e singelos elementos da cidade que estão degradados e necessitam de algum tipo de melhoria.
Apesar de a prefeitura ter o dever de manter as condições adequadas dos elementos urbanos, cabe aos cidadãos, também, zelar pelo bem público. De faixas de pedestres a estátuas e placas, o grupo de artistas vem realizando intervenções em diversas regiões da capital paulista.
Veja a seguir alguns dos vídeos registrados pelo grupo que mostram o artista plástico se aproximando do elemento a ser “consertado”, realizando o “serviço” e indo embora. Também são registradas as reações de algumas pessoas que passam - mas raramente param para perguntar do que se trata a intervenção.
Para conhecer mais sobre o "Serviços Gerais", por favor, acesse a página oficial do projeto ou sua página no Facebook.