-
Arquitetos: Grimshaw, Pascall+Watson, Ramboll
- Ano: 2014
-
Fotografias:Grimshaw Architects
-
Fabricantes: Odeli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal do Aeroporto Internacional de Pulkovo está oficialmente aberto ao público. Grimshaw trabalhou em pareceria com Ramboll e Pascall + Watson para desenhar o novo aeroporto em São Petersburgo, na Rússia.
A abertura do novo terminal marca o fim da primeira fase de um masterplan sustentável para o aeroporto e calcula-se a passagem de 12 milhões de passageiros por ano. Grimshaw ganhou o projeto em 2007 num concurso internacional. Atualmente, continuam trabalhando para finalizar as fases um e dois para o ano de 2015, quando o aeroporto pretende atender 17 milhões de passageiros por ano.
O Aeroporto de Pulkovo, o terceiro maior aeroporto do país, atuará como uma entrada a São Petersburgo e Rússia, refletindo a cidade que serve. O desenho interior do novo terminal consiste de diferentes áreas interconectadas, desenhadas para fazer eco ao desenho exterior das ilhas e pontos que conformam a cidade. Os ambientes abertos são comparados a distintos espaços cívicos encontrados em São Petersburgo, enfatizando o papel do aeroporto como primeiro e último grande espaço público da região para os turistas.
O sócio do Grimshaw, Mark Middleton, disse "este edifício representa um ponto de partida para o escritório. Somos conhecidos por nossas estruturas expressivas e nossa atenção ao detalhe. Queremos manter esses elementos e o caráter prático, é de nosso interesse pela sustentabilidade, mas também tratamos que o edifício seja mais sobre a forma e o espaço".
"Este desenvolvimento supõe um avanço, facilmente sustentado por ser um dos aeroportos mais importantes do mundo. Creio que o futuro de São Petersburgo é brilhante, Pulkovo se converterá num centro, trazendo negócios asiáticos e do leste europeu".
O masterplan do aeroporto representa e responde ao clima e o patrimônio de São Petersburgo. O chamativo teto do novo terminal e sua envolvente foram desenhados para se adaptar às condições extremas climáticas experimentadas pela cidade, incluindo as fortes nevadas no inverno.
O financiamento do aeroporto vem através de um programa de desenvolvimento público privado de 1 bilhão de euros, o primeiro deste tipo na Rússia. O Consórcio Nothern Capital Gateway obteve a concessão por 30 anos e nomeou Ramboll como o consultor de projeto em 2008. Grimshaw se manteve no projeto como guardião do conceito, enquanto que Pascal + Watson foram nomeados os arquitetos executivos.