O escritório Ennead Architects foi escolhido como vencedor de um concurso internacional para projetar o Planetário de Xangai. O projeto "celeste" pretende potencializar a capacidade do Shanghai Science and Technology Museum (SSTM), além de redefinir o distrito de Lingang quando estiver concluído em 2018.
"Tomando como inspiração alguns princípios astronômicos, nossa estratégia de projeto oferece uma plataforma para a experiência do movimento orbital, utilizando-o como referência metafórica e gerador da forma", comentou o Ennead Architects.
"Três 'corpos celestes' compreendem a arquitetura: o Óculo, o Domo Invertido e a Esfera. Suspenso acima da entrada principal do Museu, o Óculo demonstra a passagem do tempo ao projetar um feixe de luz solar que se desloca sobre o piso. O Domo Invertido, que oferece uma experiência autêntica sob o céu diurno e noturno, se localiza acima do átrio central, em torno do qual todas as galerias estão arranjadas e através do qual passam todos os visitantes.
"Finalmente, a Esfera contém a tela curva do Planetário; um skyline contínuo em torno daquela permite a entrada da luz solar, marcando a passagem do tempo no Museu através de um anel luminoso que se forma ao meio dia do solstício de verão."
Concurso
Shanghai PlanetariumPrêmio
Primeiro lugarArquitetos
Localização
Lin Gang Da Dao, Pudong Xinqu,Xangai, ChinaÁrea
38.000 m²Ano do projeto
2018Fotografias
Thomas Wong / Ennead Architects