- Área: 1500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Rafał Nebelski, Piotr Szczepański
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste pavilhão ganhou o primeiro prêmio na décima segunda edição do concurso nacional organizado por Sanitec KOLO in 2010. Desde então, o utilitário foi prorrogado por um café e um empreendimento entre a Rua Wybrzeże Szczecińskie e o Rio Vistula em Varsóvia.
Depois de sua inauguração, o edifício funciona como uma base para a praia do lado oposto do Estádio Nacional. O programa pedia características de grande abertura e transparência, criando um espaço urbano público integrador que serve a comunidade local. De natureza original e inovadora, as formas arquitetônicas simples, sóbrias e elegantes foram alcançadas através do equilíbrio em relação à dinâmica das enchentes do Rio Vistula e o contexto histórico da área.
A composição formal está dividida em dois pavilhões conectados em um sistema de rampas, escadas, praças e terraços que introduzem o usuário ao parque da bacia de inundações do rio. É um edifício de dois pavimentos, elevado sobre pilares acima do nível da praia, que serve como conexão entre o nível da rua e o da praia logo abaixo. No nível -1, estão os chuveiros e os vestiários, ambos operam apenas em épocas de verão.
Os banheiros estão no pavilhão sul, no nível 0, incluem um feminino, um masculino, um para portadores de necessidades especiais e um para crianças, além de um espaço para aluguel de equipamentos de praia. O café está localizado no pavilhão ao norte.
O Pavilhão possui uma construção de concreto armado, exceto por sua base, projetada em uma estrutura metálica para o caso de enchentes do rio Vistula, frequente nas primaveras.