Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na planície litoral de Puertecillo, uma pequena cidade de coletores de algas e pescadores. O terreno, localizado numa área de enchente, foi comprado por quatro amigos para estabelecer uma comunidade. Isto implicava em liberar ao máximo a área de terreno, para deixar a água correr livremente quando necessário; e para deixar espaço disponível para interações entre a paisagem e as casas.
Desta forma, a primeira abordagem ao projeto consistiu em levantar a casa sobre pilotis, condensando a casa em dois níveis e um terraço na cobertura; e resolvendo o espaço interior em um volume compacto, cujas dimensões foram determinadas pela otimização dos materiais de construção escolhidos.
A segunda abordagem consistiu em integrar o entorno imediato e a paisagem distante em cada espaço da casa. Esta decisão orientou o volume em direção ao mar e concentrou todos os espaços comuns em um espaço livre que poderia permitir a invasão da paisagem. Os espaços privados foram dispostos sobre estes, no segundo nível. O terceiro nível é um terraço mirante que domina a paisagem da cidade, as dunas, colinas, o vento e a praia.
A terceira abordagem é dada pela estratégia energética da casa. Dada a localização junto ao córrego, os ventos da manhã e da tarde tenderia a esfriar todas as superfícies exteriores. É por isso que a casa foi concebida como um volume de madeira compacto, preto no exterior - para ganhar temperatura - e com fechamento contínuo para conter qualquer perda de calor.
Desta forma, todo o ganho de energia solar através das janelas seria acumulado gradualmente dentro da casa e aproveitada durante a noite, quando há mais ventos e a temperatura cai. Uma parede de pedra contém todo o trabalho de mobiliário e uma chaminé central que gera as fontes de calor necessárias no inverno.