O futuro do último trabalho não concluído de Friedensreich Hundertwasser - um Centro de Artes em Whangarei, Nova Zelândia - será decidido em um plebiscito. O centro, apoiado pela Proper Northland Trust (PNT), foi originalmente projetado em 1993 por Hundertwasser como reformulação de um edifício governamental localizado na orla da cidade, porém, a proposta nunca foi realizada.
Hundertwasser, um artista austríaco que viveu na Nova Zelândia em alguns períodos entre 1970 e 2000, explorava em seu trabalho o uso das cores, formas orgânicas e a relação entre arte e natureza, bem como a prática de uma construção sustentável.
Em 2006 o Whangarei District Council (WDC) comprou o edifício na esperança de reiniciar o projeto de Hundertwasser e em 2008 adquiriu os desenhos originais da Fundação Hundertwasser.
Em 2014 o projeto estava próximo de ser aprovado, mas após vários debates no WDC, foi decidido que um plebiscito deveria decidir o destino do edifício. Aberto até 6 de junho, o plebiscito deixou os eleitores decidirem se o edifício será convertido no Centro de Artes de Hundertwasser, no Museu Marítimo ou se será demolido e transformado em um espaço aberto.
Embora o centro de arte seja o último projeto de Hundertwasser, o custo do projeto de US$ 13 milhões fez muitos dos eleitores agirem com cautela. O WDC se comprometeu com US$ 8 milhões, deixando o restante a ser angariado através de doações públicas e privadas, meta a PNT está confiante de que será alcançada.
Segundo a PNT, o centro de artes teria "dois níveis e incluiria duas galerias, um centro de aprendizagem, um teatro, um café e uma loja." A estrutura também contaria com uma grande área pública externa e um jardim de esculturas.
Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre o projeto.
Via YesWhangarei e Radio New Zealand News.