Os desafios envolvidos no projeto de habitações sociais são complexos. De acordo com declarações recentes de Martha Thorne ao The Guardian, "não basta fazer um espaço comunitário e dizer: 'as pessoas poderão ver umas as outras'... Os arquitetos realmente têm que compreender o contexto do cliente - o contexto cultural, o contexto mais amplo, econômico, o futuro dos moradores que viverão ali." Sobre o bem intencionado projeto Centre Village em Winnipeg, do escritório 5468796 Architecture, Thorne acredita que muitos destes desafios são novos aos arquitetos.
Com apenas cinco anos de funcionamento, o Centre Village foi projetado como uma pequena vila voltada para a comunidade; 25 famílias em uma das áreas urbanas mais pobres do Canadá. Desde sua conclusão, o conjunto se tornou um foco de crimes, com os pátios sendo usados para atividades ilícitas e as famílias tentando estabelecer suas vidas nos minúsculos cômodos de cada unidade residencial.
"Talvez sejamos muito idealistas", comentou Colin Neufeld, sócio do 5468796. Leia a matéria completa e saiba mais sobre os desafios das habitações sociais "de autor" no The Guardian.
Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited