-
Arquitetos: PICHARCHITECTS
- Área: 4468 m²
-
Fotografias:Lourdes Jansana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está destinado à pesquisa aplicada, nos âmbitos de biotecnologia, nanotecnologia e novas tecnologias.
O projeto pretende ativar o entorno, vinculando o espaço livre da rua e criando uma passagem, através do edifício, para poder converter o espaço público existente num lugar de encontro e de estar.
A presença do edifício pretende enlaçar, ainda não de uma maneira figurativa, com a frente edificada existente proposta, de maneira abstrata, uma continuidade na textura da pele da cidade tradicional.
Propomos um edifício concebido a partir de componentes independentes que podem ser produzidos com a finalidade de conseguir um corpo edificado muito flexível aos usos posteriores, incluso a sua desconstrução.
A arquitetura foi pensada para atuar como interface ou equilibrador entre as condições do clima exterior e interior, como uma membrana que filtra e troca com as condições do entorno. A fachada é uma envolvente eficiente que dá resposta aos requerimentos físicos da edificação - estrutura, luz natural, isolamento e serviços.
A estrutura de metal atua como uma treliça de feixe integrado, que suporta as lajes compostas por um único vão que abrange da fachada a fachada.