Inspirado na recente tendência de arranha-céus super esbeltos que domina o mercado residencial de luxo de Manhattan, o escritório ODA New York propôs um projeto para a 303 East 44th Street descrito por eles mesmos como "uma nova realidade urbana" para a cidade. Ao tomar o modelo de uma torre de dimensões modestas e esticá-la verticalmente, o escritório inseriu jardins escultóricos nos vazios criados entre os níveis, criando uma torre que combina as vantagens de viver na cidade com os benefícios espaciais da casa no subúrbio.
"O verdadeiro luxo envolve a habilidade de ter o melhor de vários mundos sem compromisso", diz o comunicado de imprensa do escritório, "e nesta torre, o melhor da vida urbana se mistura com o sonho do jardim suburbano, resultando em uma fantasia urbana."
"Há uma grande desconexão entre o modo como vivemos em nossas cidades e o que precisamos, como seres humanos, para nossa qualidade de vida. Não acho que deveríamos ser forçados a escolher entre permanecer na cidade ou escapar para áreas suburbanas", acrescenta Eran Chen, fundador e diretor executivo do ODA. "Então, com nossa projeto, procuramos modos de amplificar a luz natural e proporcionar acesso a espaços verdes, e este é um excelente exemplo."
Projetado para a construtora Triangle Assets, a posposta oferece aos moradores de 11 dos 44 apartamentos acesso à um espaço próprio e privativo ao ar livre, com pé direito de 5 metros nos jardins, garantindo que a luz natural entre por eles. Além disso, a forma do núcleo e da estrutura nesses espaços abertos foi concebida para reduzir a carga dos ventos que pesa sobre o edifício, sem comprometer as vistas para a cidade.
De acordo com o diretor da Triangle Assetsof, Benjamin Stavrach, a construção do edifício deve iniciar em abril ou maio de 2016.
Arquitetos
Localização
E 44th St, New York, NY 10017, USANúmero de pavimentos
41Área de cada pavimento
822 m²Número de unidades
44Número de unidades com espaços externos
11Área total dos terraços
2.834 m²Área de serviço
1.584 m²Número de vagas
9Área
35.579 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Moso Studio, Cortesia de ODA New York
.