-
Fotografias:Andrew San Photography
-
Fabricantes: Alucobond, Kalzip, Lysaght
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da GHD Woodhead projetaram o Centro Australiano de Pesquisa e Inovação de Fibras Futuras, (AFFRIC em sua sigla em inglês) no Campus da Universidade de Deakin como parte do Distrito Tecnológico de Geelong. O novo centro de pesquisa é um projeto de colaboração entre a Universidade de Deakin, CSIRO e o Centro Vitoriano de Materiais Avançados para Manufatura (VCAMM).
O projeto envolveu o desenho e desenvolvimento das novas instalações de pesquisa, a localização do grupo de pesquisa de materiais e fibras da CSIRO, a expansão das atividades de pesquisa existentes do Centro de Pesquisa de Materiais e Fibras Deakin, e a construção de uma planta piloto para a pesquisa de fibra de carbono em colaboração com a VCAMM.
AFFRIC inclui a primeira fábrica de produção de fibra de carbono de qualquer tipo na Austrália e o complexo também será o primeiro centro de pesquisa do mundo para a produção de fibra de carbono que se encontra em um campus universitário operado por uma instituição de pesquisa respaldada pelo governo.
As instalações consistem de dois edifícios situados em um terreno inclinado com diferença de nível de 10 metros. O AFFRIC é o primeiro edifício em uma zona que atualmente se desenvolveu como um novo parque tecnológico e de pesquisa. Ambos edifícios são cessados através de uma estrada circundante que percorre o perímetro do terreno conectados a uma rotatória e oferece um acesso fácil para veículos de carga/descarga.
Embora os dois edifícios sejam similares em processo possuem identidades muito diferentes; o primeiro edifício conhecido como 'NJ' é o mais longo e de volumetria linear com aproximadamente 2,770 m² de área coberta. É aqui a sede de Deakin, Carbon Nexus e VCAMM e proporciona uma interface linear que permite que a fábrica maximize o potencial de conhecimento e tecnologia. O objetivo é trazer os desafios da indústria às instituições de pesquisa e o conhecimento da pesquisa destas instituições à indústria. Com a pesquisa em padrão internacional, os setores de educação e uma atitude criativa, o desenho permite a geração de ideias de alto valor. Nas instalações do edifício NJ, Deakin agora possui condições de contribuir com o crescimento dos materiais e manufatura avançados. Aproveitam a imaginação dos melhores pensadores da Austrália para solucionar os desafios da indústria, o que acelera o ritmo da inovação.
O segundo edifício conhecido como 'NK' ocupa as instalações de testes de CSIRO que se encontram na parte inferior do edifício. Este é o maior dos edifícios, com mais de 5 mil m² destinados a abrigar os equipamentos especializados integrados de alto nível, garantindo uma capacidade de fabricação de fibras a nível mundial, estabelecidos em Geelong para melhorar a competitividade do setor da fabricação de materiais e têxteis, e o avanço dos materiais compostos e as indústrias biomédicas.
Os arquitetos de GHD Woodhead criaram uma instalação integrada que evidencia a tecnologia da fibra, e foi projetado com um entorno inovador. Este espírito está demonstrado na experiência da área de entrada, sala de reuniões e o núcleo de circulação, em espaços com vistas diretas aos laboratórios para proporcionar uma atmosfera de colaboração e aprendizagem.
O Centro incrementa ainda mais a capacidade das organizações associadas para proporcionar serviços para indústria têxtil, automotriz e aeroespacial, e ajudará na transição entre a pesquisa e aplicação com mais de 300 pesquisadores e estudantes. Aqui serão desenvolvidos novos materiais avançados que garantirão que a indústria possa produzir produtos de nível internacional baseados no conhecimento de nanofibras, fibras de carbono e materiais inteligentes.
O propósito é garantir que a indústria australiana seguirá sendo inovadora, competitiva e flexível. Procurou-se proporcionar uma plataforma de sucesso para a indústria conseguir tirar o máximo proveito das amplas capacidades da comunidade de pesquisadores.