O escritório White Arkitekter foi selecionado como vencedor de um concurso para projetar 115 casas unifamiliares como parte de um projeto de habitação social no município de Allerød, Dinamarca. Localizado ao norte da capital de Copenhagen, o novo bairro será envolvido por uma floresta e um lago, usando a natureza para complementar e destacar as edificações. O projeto, intitulado “By the Woods,” busca subverter os preconceitos típicos sobre habitação social ao diluir o limite entre espaço público e privado.
Nos tradicionais empreendimentos habitacionais, espaços públicos e privados são separados de forma abrupta e nada natural. Em “By the Woods,” os arquitetos amenizaram estes limites, usando elementos naturais locais para criar espaços semi-públicos que incentivam os moradores a socializar nas áreas comuns.
"Existe um estigma infeliz associado a habitações sociais; elas são cinzas, estáticas, genéricas, edifícios colossais circundados por estacionamentos, terrenos baldios e concreto", afirma Morten Vedelsbøl, Diretor Criativo do White Arkitekter em Copenhagen. "Para nós, era importante não ter nada disto, então decidimos deixar que a natureza mostrasse o caminho. A natureza é dinâmica e flexível – assim como queremos que seja nosso conjunto".
O projeto consiste em 115 casas enfileiradas de dois, três ou quatro quartos, organizadas de modo a se adequar ao terreno acidentado. Madeiras de fontes sustentáveis são utilizadas para revestir tanto as fachadas exteriores quanto as paredes internas, além disso, outros elementos naturais organizam os espaços entre as edificações.
"Criamos deliberadamente a sensação de que a natureza está tomando conta. Queríamos que os moradores tivessem uma experiência sensorial como se estivessem na floresta, tanto ao ar livre como de dentro de suas cozinhas", diz Mikkel Thams, Arquiteto e Gerente de Projetos do White de Copenhagen.
Para diluir ainda mais os limites entre público e privado, cada unidade apresenta um terraço individual fechado nos lados, incentivando os moradores a levarem suas salas de estar para o exterior. Os terraços podem também ser utilizados como jardins ou espaços de encontro ao ar livre. Não há cercas ou muros no conjunto, transmitindo aos moradores uma sensação de abertura e inclusão.
"Tradicionalmente, a transição entre as residências privadas e seu exterior são abruptas, desencorajando as pessoas a personalizar as áreas comuns e o exterior de suas casas", explica Vedelsbøl. "Isto indica que a comunidade vem antes do indivíduo, mas também impede que os moradores usem as áreas comuns, tornando-as áreas mortas".
O projeto tem conclusão prevista para 2018
Arquitetos
Localização
Allerød Municipality, DenmarkEquipe de projeto
Morten Vedelsbøl, Mikkel Thams Olsen, Ann Christiansen, Scott Grbavac , Daria Cichön, Marija Ambrasait, Ivanka IvanovaEngenharia
Oluf Jørgensen A/SÁrea
11.000 m²Ano do projeto
2018Fotografias
White Arkitekter and Beauty and the Bit, White Arkitekter