Rio de Janeiro dispensa apresentações. Uma cidade de contrastes, tão diversa nas suas pessoas, natureza e arquitetura. Seus edifícios históricos de influência europeia, os ícones modernos do século XX e as recentes obras assinadas por arquitetos internacionais garantem um lugar no mapa da arquitetura mundial e pontuam a paisagem urbana da segunda maior cidade do Brasil.
A arquitetura de Santiago Calatrava e Diller Scofidio + Renfro se mescla a obras de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy. Mas, como sabemos, o Rio de Janeiro não é feito apenas de arquitetura icônica, mas também é famoso por suas favelas, fruto de um crescimento urbano espontâneo e desordenado, que se tornaram uma marca da cidade. Veja, a seguir, um pequeno guia com alguns pontos arquitetônicos e turísticos imperdíveis.
Arquitetura internacional
Museu do Amanhã / Santiago Calatrava
Com uma clara assinatura de Calatrava, o museu inaugurou recentemente e apresenta várias exposições experimentais; é uma das intervenções que buscam "modernizar" o Porto Maravilha no Rio de Janeiro.
Cidade das Artes / Christian Portzamparc
Localizado na Barra da Tijuca, a obra de Portzampac é um grande complexo cultural, que serve como espaço para múltiplas apresentações e exposições ao longo do ano, além de ser sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.
MIS Copacabana / Diller + Scofidio
O novo Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro pretende representar a cultura carioca através de exposições animadas e estimulantes. O desenho do edifício pretende reproduzir a experiência do famoso passeio marítimo de Copacabana. O edifício estava programado para inaugurar ainda neste ano, no entanto, as obras estão atrasadas devido à crise financeira.
Arquitetura moderna brasileira
Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Oscar Niemeyer
Um dos edifícios mais icônicos de Niemeyer, não só enquadra vistas do Rio de Janeiro, como também oferece um espaço de exposição sem colunas para a arte contemporânea.
Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca
A Catedral do Rio de Janeiro, é conformada por uma estrutura de cônica, uma interpretação da arquitetura maia combinada com a arquitetura tradicional católica, através da presença dos vitrais em seu interior, feita por Edgar Fonseca.
Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe
O Palácio Gustavo Capanema é uma das representações mais icônicas do Estilo Internacional. O edifício é assinado por grandes nomes da Arquitetura Brasileira, a equipe de jovens arquitetos era formada por Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos sob a liderança de Lúcio Costa. Além disso eles receberam assessorias Le Corbusier e o paisagismo assinado por Roberto Burle Max.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy
Reidy também projetou um dos mais belos exemplos do potencial escultórico da arquitetura moderna. O museu está localizado no maior parque público do Rio de Janeiro, o Parque do Flamengo, que teve Roberto Burle-Marx como um dos principais autores.
Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa
Em 1943, Lúcio Costa transformou o terreno do Parque Eduardo Guinle ao adicionar seis torres residenciais. É um exemplo primordial das aspirações utópicas brasileiras na arquitetura moderna.
Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes
Também conhecido como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o pavilhão, foi concluído em 1962, promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Foi concebido para abrigar a Exposição Internacional de Indústria e Comércio durante o governo Juscelino Kubitschek.
Arquitetura histórica
Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra
Como se fosse uma catedral dos livros, o edifício do século XIX abriga livros que vieram de coleções privadas de três imigrantes portugueses. A biblioteca agora detém o título de possuir o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro / Francisco de Oliveira Passos
O Teatro Municipal é um dos mais importantes e belos teatros do Brasil. Está localizado no centro da cidade e é o cenário para apresentações de dança e música clássica.
Parque Lage / Mario Vodrel
A antiga casa privada de Enrique Lage é agora um parque público, com trilhas pela floresta tropical, e uma escola de artes. Em 2015, os artistas do Penique Productions transformaram o local através da intervenção "A Piscina do Parque Lage".
Antiga Catedral do Rio de Janeiro
Antes de ser substituída pela nova catedral carioca em 1976, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo - que possui impressionantes ornamentos rococó - era a sede da Arquediocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Comunidades
Favela Santa Marta
A favela de Santa Marta está localizada no Botafogo e possui praticamente oito mil residentes. Em 2011, a Praça Cantão recebeu uma intervenção da Favela Painting Foundation feita pelos artistas Haas and Hahn. A favela foi a primeira a ser pacificada no Rio de Janeiro e é possível ir até seu topo - onde existente vistas impressionantes - utilizando o transporte funicular.
Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui
Este teleférico é composto por sete estações e utilizado diariamente pelos residentes do morro como uma conexão com as redes de transporte da cidade; seu trajeto de 45 minutos pode te mostrar muito sobre um Rio de Janeiro além das praias.
Parque das Ruínas
Localizado em uma das ladeiras do bairro de Santa Teresa, o espaço é dedicado a várias expressões artísticas, como as artes visuais e cênicas, a música, a dança e o cinema. O espaço recebe projetos desenvolvidos por artistas emergentes ou já consagrados visando à promoção da cultura do Rio.
Arquitetura contemporânea
MAR – Museu de Arte do Rio / Bernardes + Jacobsen Arquitetura
O MAR é um grande complexo que inclui não apenas um museu, mas também uma escola e espaços culturais de lazer.A construção do museu feita em 2013 exigiu a unificação e uma nova proposta para os três edifícios pré-existentes: o Palacete Dom João, o prédio da polícia e da antiga estação central de ônibus do Rio.
Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo
Esta estação está localizada numa antiga área de estacionamento, conhecida como "rabicho da Tijuca" antes de ser renovada e se tornar parte da extensão da linha 01. Os arquitetos do JBMC também assinam o Complexo Elevador Rubem Braga, que também é conectado ao metrô e oferece um mirante para a praia de Ipanema. Vale a visita!
Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity
Depois da 2010 Homeless World Cup, a estrutura criada pela união de várias equipes, incluindo a Nike e Bola para Frente, foi reaproveitada como um centro cultural para a comunidade e utiliza o futebol como uma ferramenta para a capacitação em Santa Cruz.
Capela Joá / Bernardes Arquitetura
Esta capela contemporânea está numa colina e reflete sua busca conceitual pela simplicidade. Através de uma construção sistematizada foi criado um volume de panos de vidro que mimetizam o pequeno objeto à floresta através do reflexo das árvores.
Estádio do Maracanã
As cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas 2016 aconteceram no estádio, que já possui uma lista longa de eventos desde sua inauguração em 1950.
Veja a seguir um resumo dos 21 lugares para visitar:
- Museu do Amanhã / Santiago Calatrava
- Cidade das Artes / Christian Portzamparc
- MIS Copacabana / Diller + Scofidio
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói—MAC / Oscar Niemeyer
- Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca
- Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe
- Museo De Arte Moderna / Affonzo Eduardo Reidy
- Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa
- Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes
- Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra
- Rio de Janeiro Municipal Theater / Francisco de Oliveira Passos
- Parque Lage / Mario Vodrel
- Old Cathedral of Rio de Janeiro
- Favela de Santa Marta
- Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui
- Parque das Ruínas
- Museu de Arte do Rio (MAR) / Bernardes + Jacobson Arquitetura
- Estação Uruguai / JBMC Architects
- Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity
- Capela Joá / Bernardes Arquitetura
- Estádio Maracanã / Schlaich Bergermann und Partner