-
Arquitetos: Grimshaw ; Grimshaw
- Área: 17650 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:James Ewing, Halley Tsai / Grimshaw
-
Fabricantes: Construction Specialties, Vitro®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no coração de Lower Manhattan, o Centro Fulton está projetado para ser um catalisador para reurbanização da zona. O entorno de transporte dinâmico é um ponto vital para este centro comercial e seu crescente setor residencial, incrementando a conectividade entre as noves linhas de metrô ao mesmo tempo que melhora a experiência do usuário para os 300000 passageiros em trânsito diário.
O Centro Fulton é organizado ao redor de um átrio de grande escala contido dentro de uma elegante fachada transparente. Colunas de aço cônicas são inspiradas nos bairros históricos de edifícios de ferro fundido e complementam a integração e a restauração do edifício vizinho.
Entradas e saídas alinhadas cuidadosamente permitem que a paisagem urbana esteja presente no edifício, definindo caminhos claros e eficientes para todos os trens. Uma vez fora do controle de tarifas e metrô, os passageiros se encontrarão com vias mais iluminadas e largas, de sinalização clara que conecta o complexo conjunto de plataformas.
O átrio está coroado por uma cúpula cônica centralizada na esplanada abaixo.
O conceito arquitetônico central da reorientação da luz natural na situação de trânsito culmina no desenho de interiores da cúpula e uma nova obra de arte integrada com o título de "Sky Reflector-Net", uma colaboração entre o estúdio Grimshaw, Arup e James Carpenter Design Associates, com uma forma preliminar de pesquisa por Schlaich Bergermann and Partners.
O projeto cumpre um papel cívico importante como porta de entrada de Lower Manhattan. Os transeuntes chegam e saem através de um moderno centro memorável, que celebra a história da cidade enquanto vê com interesse seu futuro otimista.