-
Arquitetos: Bela Cruz Arquitetura, Eduardo Medeiros Arquitetura e Design, Studio Migliori; Eduardo Medeiros Arquitetura e Design, Bela Cruz Arquitetura, Studio Migliori
- Área: 53 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Emmanuel Gonçalves
-
Fabricantes: Arq Design Gyn, Arraial Brasil, Cerrado Acabamentos, Cozin Air, Hiper Moreira, Irmãos Cunha, Maison des Caves, Marmoraria Minas Goiás, Munó Acabamentos, Nobel Interiores, R3 Gabinete de Arte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tivemos a ideia de criar uma moradia compacta inspirada nos lofts nova-iorquinos. Com espaços totalmente integrados, buscamos utilizar materiais crus e sóbrios como base e elementos mais sofisticados e lúdicos na decoração. A ideia foi mostrar ao público em geral que o rústico e o requintado podem conversar entre si e criar um ambiente diferenciado e bonito sem que haja a necessidade de um grande investimento.
Em busca de um projeto autoral e de personalidade, criamos algumas soluções que fogem ao padrão, como a bancada do lavabo, em que reaproveitamos um andaime de obra, aplicamos uma pintura dourada sobre ele e inserimos as chapas de granito preto São Gabriel com acabamento escovado, e também a bancada do escritório, que foi atirantada à laje, proporcionando um desenho leve e forte ao mesmo tempo.
Para baratear o custo final, que é o intuito da mostra, utilizamos de diversos artifícios: o uso das tubulações de PVC externas à laje crua, que criou um desenho diferenciado para o luminotécnico; a mistura que criamos para representar o cimento queimado nas paredes (nada mais que uma nata contendo cimento em pó, cola e água, além de uma camada de verniz fixador); mobiliários coringa como o sofá, que serve ao estar, à tv e ao jantar; e por último, uma escora de laje em que a televisão foi fixada.