-
Arquitetos: Zanderroth Architekten; Zanderroth Architekten
- Área: 9100 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Michael Feser
-
Fabricantes: BNB Potsdam, Bauklempnerei Ness, Tischlerei Jaehnke
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade está rodeada por empenas de 22 metros de altura nos dois lados e no meio. A fachada principal está voltada para o norte, de onde se escuta os sinos da catedral. Em resposta às condições de culto, três tipologias diferentes foram desenvolvidas com características inconfundíveis. A construção da casa ao lado da rua tem somente 4 pavimentos para não sombrear as residencias adjacentes e seus jardins. O jardim projetado se eleva até o primeiro pavimento para obter luz adicional com a garagem na parte debaixo. O ático de três pavimentos com vistas ao noroeste e pavimentos de orientação dupla dominam a parte superior do projeto.
Construção
O edifício de apartamentos de duas faixas se fecha ao perímetro do bloco e é composto por residências individuais.
Casas Geminadas
As 23 residências ao longo da rua dispõem de entradas frontais separadas e acesso ao estacionamento localizado na parte posterior do terreno. Com uma largura de 3,65 metros, os quatro pavimentos possuem uma organização de dois níveis, com uma sala de 4,20 metros além de cozinha/sala de estar, acesso direto ao jardim, um terraço blindado visualmente e um jardim no terraço.
Casa Jardim
O acesso direto ao jardim oferece entradas individuais posteriores e luz interior. Dez casa- jardim de três pavimentos possuem áreas de habitações, galerias e varandas organizadas em dois níveis surpreendentemente grandes.
Ático
Acima dos jardins, 12 áticos de três pavimentos contam com dupla orientação na planta superior. Desde os pátios blindados visualmente, há acesso direto aos terraços com vistas para a cidade.
Comunidade – Privacidade - Cidade
As vantagens da casa própria, combinadas com a densidade de um complexo residencial, conferem um novo significado para o aspecto da comunidade. O desenvolvimento reflete precisamente a combinação da comunidade e a privacidade.
Os edifícios possuem várias entradas que proporcionam acesso independente enquanto os caminhos no pátio, hall, garagem e rua se sobrepõem várias vezes. O tamanho do projeto permitiu uma série de instalações comuns. Destacam-se entre elas o pátio comunitário de 1.300 m2 que não está dividido em jardins particulares, o terraço comum de 250 m2 com vistas para Berlim e um espaço para cozinha, sauna e quarto de hóspedes.
O jardim sem automóveis, a malha modular estreita e o acesso que se sobrepõe são aspectos que criam no projeto um caráter de aldeia. As casas se abrem para a rua - e para a cidade - cada uma com vitrine em um determinado cômodo, o que permite seu uso por pequenas empresas ou proporciona a ideia de vida interior que os residentes desejam.
Construção de Empresa Conjunta
O projeto foi implementado como uma empresa conjunta. O coordenador especialista, SmartHoming, supervisionou os 72 sócios na construção do edifício em regime de responsabilidade autônoma. A companhia de desenvolvimento não arcou com os riscos do projeto, por isso o preço por metro quadrado se estabeleceu muito abaixo do nível do mercado. Desde a distribuição das habitações ao banheiro, os 72 proprietários completaram suas próprias necessidades interiores. Tudo o que afeta a comunidade, tais como desenho da fachada, construção da cobertura e jardim, foi planejado pelos arquitetos em cooperação com o grupo.