- Área: 8572 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Werner Huthmacher, Lev Chestakov
-
Fabricantes: GOBUS BAU, Geberit, Knauf, Plaka, Schöck, Schüco, Vector Foiltec, Warema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício residencial de sete pavimentos integra-se a uma fileira de edifícios comerciais e de escritórios localizados no antigo porto Osthafen, no leste de Berlim. Sua aparência graciosa, porém presa ao chão, faz com que o volume se pareça com um barco ancorado, de cor branca luminosa. Todos os detalhes da construção fazem referência à forma de arco como tema principal, que se reflete nas bordas arredondadas do exterior e interior, nas linhas ornamentais da fachada e na forma de onda das varandas.
Além do envidraçamento quase contínuo e as formas diferenciadas das varandas, destacam a estrutura horizontal da fachada com um sistema de isolamento térmico mineral integrado. Os ângulos arredondados combinados com a interação das partes retráteis que sobressaem, dão ao edifício um aspecto extremamente plástico. Por outro lado, a forma das varandas em cada apartamento oferece uma vista panorâmica sobre o rio.
O térreo trapezoidal desta obra se vê reforçado através de uma parede de concreto que se abre à rua com um átrio envidraçado. A espaçosa entrada é acessível para cadeiras de rodas. O pórtico proporciona acesso aos apartamentos. A escada e o elevador encontram-se juntos à entrada principal, na Hafenstraße. A luz suave brilha através da cobertura de lâmina transparente. No meio do espaço, uma escultura de abstrata feita em aço de uma hélice de barco foi afixada em cabos finos.
Os tamanhos das residências variam entre 48 e 125 metros quadrados. Os dormitórios de serviço, armazenamento e 38 estacionamentos encontram-se por baixo do pavimento elevado, enquanto os outros 23 estacionamentos estão fora do edifício. A área entre o edifício e o rio foi projetada como uma zona verde pública com espaços recreativos, o que contribui com a qualidade de vida para os habitantes e pedestres.