- Área: 111 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um requerimento com premissas muito claras: orçamento limitado, prazos de execução reduzidos e uma construção energicamente eficiente.
Com estes pontos de partida decidimos desenhar uma construção modular de madeira pré-fabricada que chega a obra sem a necessidade de revestimentos posteriores e que seja suficientemente flexível para adaptar-se à morfologia do terreno. Paralelamente a isto, realizamos o estudo bioclimático e estabelecemos as estratégias projetuais para melhorar o conforto e chegar aos requisitos de demanda energética que estabelece o passivhaus. Estes requisitos, junto com as limitações do transporte da construção pré-fabricada, criam 6 módulos que se adaptam autonomamente ao terreno respeitando e emoldurando as árvores existentes.
O espaço intersticial que os une se transforma em função do conforto e do uso convertendo-se em um captador solar durante o inverno (efeito estufa) e transformando-se em um terraço exterior coberto vinculado ao jardim durante as épocas de clima moderado.
O uso da madeira como material predominante, acabamentos e estrutura, faz com que trabalhemos quase exclusivamente com um único material industrial especializado e nos permite otimizar os detalhes construtivos e seus custos. Ao mesmo tempo, conseguimos que a nova construção se integre e se misture com o entorno natural de Montseny caracterizado por sua rica vegetação.
Todas estas estratégias junto ao uso de um envolvente com muita resistência térmica criam grandes benefícios:
- Redução do impacto ecológico devido ao uso de materiais próximos a área onde construímos, naturais, reciclados e com um impacto natural mínimo (madeira de abeto, celulose);
- Evitamos condensações através do uso de materiais transpiráveis. Casa saudável;
- Redução de 76,77% da demanda energética na calefação comprando uma residência com construção tradicional com as mesmas características projetuais. Casa energeticamente eficiente.