- Área: 5100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Daryl Mulvihill, Jacopo Gennari Feslikenian, Francesco Garofalo
-
Fabricantes: Acryl Sports, Coated asphalt, Furnitures, Streetlife
Descrição enviada pela equipe de projeto. Brincar é encontrar seu lugar no mundo e ver sentido nesse mundo. Criamos um projeto que procura justapor dois mundos diferentes, aquele feito pelo homem e o natural. Há um exterior urbano e um interior natural e selvagem, e cada espaço contém tipos diferentes de brincadeira.
O exterior formal é um lugar para esportes e jogos estruturados e ordenados, enquanto dentro as crianças são livres e incentivadas a construir e destruir seus próprios espaços de brincar, usando materiais naturais. Uma "fita" limita os dois mundos e envolve e protege o interior, ao mesmo tempo que se adapta ao exterior para permitir e integrar elementos de playgrounds tradicionais.
Grevelingenveld, conhecida localmente como Deltaplantsoen, é uma praça de bairro em Rivierenbuurt, Haia. O design do espaço de 8.100m² está ligado cuidadosamente com a construção de uma nova escola do bairro em frente à praça.
O conceito do playground traz três formas diferentes de brincar em um único conjunto; o interior é uma área para brincar de forma natural e selvagem, o exterior oferece quadras esportivas urbanas, e o limiar entre os dois, conhecido como "A Fita", é um elemento arquitetônico lúdico que contém todos os equipamentos de um playground tradicional. Esta diversidade de tipos de jogos, dispostos como um área aberta, cria um mundo rico e dinâmico que oferece às crianças infinitas possibilidades pra brincar, reinterpretar e reimaginar o espaço. Em contraste com os vários playgrounds monofuncionais com equipamentos padrão que existem em todo lugar hoje.
O playground natural central é um espaço onde as crianças são livres para construir e destruir seus próprios espaços de brincar a partir de materiais naturais e plantas de crescimento rápido, como salgueiros e juncos. Trazendo um cenário natural para brincar como este no coração do bairro aumentará o contato diário das crianças com a natureza, um fator importante para uma infância saudável e uma experiência que está faltando em muitos bairros urbanos. A vegetação foi escolhida para fornecer a máxima variedade visual ao longo do ano, enquanto a biodiversidade da flora e fauna irá proporcionar um contexto rico para a educação ambiental oferecida pela escola, e o crescimento contínuo das plantas e árvores ao longo dos anos fornecerá uma paisagem em constante mudança.
O limiar entre o urbano e o natural, A Fita, é um espaço ondulante onde as crianças podem navegar entre os dois mundos de uma maneira envolvente e convidativa. A Fita pode ser escalada a partir da parede de escalada, atravessada rastejando a partir dos túneis, deslizada nos escorregadores, e sua borda tem um acabamento em aço para permitir o uso de skates, patins e patinetes. Ela também serve como um elemento estático na borda da caixa de areia ou um local para espectadores assistindo as atividades das quadras de esportes e muito mais.
Em contraste, o espaço externo é uma praça formal para jogos esportivos e estruturados. Aqui os padrões de linhas definem quadras esportivas, como para futebol e basquete, e também criam padrões abstratos, uma matriz lúdica que pode definir novos jogos.