-
Arquitetos: Corneille Uedingslohmann Architekten
- Área: 266 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Michael Neuhaus
-
Fabricantes: Air-Lux, Lauster Steinbau, Occhio, Valser Quarzit
Descrição enviada pela equipe de projeto. O planejamento prévio previa a reforma de uma casa existente. A aspiração do proprietário para o projeto era a integração de uma piscina com relação visual para o exterior. Depois de muitas variações de projeto e a exaustão de todos os parâmetros de construção tornou-se claro que isso não seria viável dentro das restrições da antiga residência. No entanto, o forte desejo de uma piscina privada permaneceu, levando o proprietário a decisão corajosa de derrubar a casa original e construir uma nova, a fim de realizar suas ideias.
Casa para uma piscina
O novo edifício foi projetado ao redor da piscina desejada. A complicação estava no desenvolvimento de uma estrutura que encaixaria dentro do terreno poligonal restritivo, respeitando as linhas dadas pela rua e as casas vizinhas.
O desenho resultante em forma de diamante responde precisamente a estes parâmetros enquanto explora as possibilidades espaciais do terreno pontiagudo que ocupa.
A arquitetura é definida por um deslocamento do pavimento superior que proporciona um impulso visual para o edifício e gera os terraços desejados.
O maior desafio para o planejamento, assim como para a construção foi a incorporação da piscina no pavimento superior. A grande quantidade de área que uma piscina requer inevitavelmente reduz o alcance disponível para os outros ambientes. Uma planta livre trabalha contra isso, sem comprometer a sensação de amplitude.
Os interiores fluídos e as transições de habitação sem fissuras, assim como a instalação de um elevador, deram lugar a uma sala de estar acessível, conveniente para as necessidades especiais dos usuários.