- Área: 152 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Vivi Spaco
-
Fabricantes: Aço e Ferro Guilherme, Dalle Piagge, Santorino Pisos, Serralheria VanMar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica na Vila Madalena, conhecido como um bairro boêmio e com grande concentração de artistas e designers.
Essa relação entre cidade e bairro foi o que definiu sua implantação no fundo do lote, fazendo com que todas as aberturas da casa fossem de frente para a rua; o que garantiu também, que num terreno relativamente pequeno, a casa tivesse um pátio grande na frente.
O discreto aclive de 1,5m foi aproveitado para definir o desenho de piso e paisagismo.
A tipologia da construção foi resultado do partido estrutural de usar vigas de aço e lajes tipo painel, dando uma leveza estética, e adequadas para a largura de 8m do lote. As paredes, de bloco de cimento aparente, foram definidas por ser uma opção rápida e econômica.
Adequada ao clima da cidade, a fachada principal, com orientação noroeste, apresenta caixilharia recuada e de proporções irregulares, criando uma distribuição agradável de luz e sombra. A cobertura de vidro sobre a escada de aço vazada ao fundo da casa proporciona uma iluminação, que permeia seus dois andares e se soma à oferecida pela fachada frontal.
O terraço na laje de cobertura oferece uma vista ampla para o bairro e em direção ao pôr do sol, um lugar especial para apreciar os fins de tarde.