- Área: 80 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Vivi Spaco
-
Fabricantes: Metalcema, Portobello, VanMar Serralheria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A iluminada e ampla Residência Capote, localizada numa charmosa vila do bairro de Pinheiros em São Paulo, já foi uma vez um sobrado escuro e estreito.
Para transformar os espaços compartimentados em um salão único no térreo, foi proposto pelo Arkitito uma reforma total, que incluiu reforço com substituição de praticamente toda a estrutura da casa. Para conseguir os maiores vãos possíveis, mantendo o pé direito original, foi utilizada uma estrutura mista de vigas de aço recheadas com concreto.
A opção por deixar os materiais em seu estado natural nasceu da premissa de gerar o mínimo de desperdício - por preocupações ambientais do proprietário e da equipe - e de um orçamento compacto, que exigiu a otimização de recursos, resultando numa estética naturalmente industrial do espaço.
O empenho da equipe de arquitetura, engenharia e paisagismo, com a enriquecedora participação do cliente, alcançou eficientes resultados como a reutilização dos tijolos maciços, o reúso de água da chuva e dos lavatórios e a fabricação de tintas à base de terra.
Artista plástico, pesquisando incansavelmente novas técnicas, o cliente desenvolveu a química das tintas a partir de amostras de terra trazidas da fazenda de sua família em Minas Gerais. O resultado foi uma paleta de tons marrons e avermelhados que, harmonicamente, envolvem os aços oxidados e os tijolos reaproveitados.
O projeto luminotécnico para a casa deveria ser algo que se integrasse à arquitetura através de materiais que conversassem com a tipologia da construção. Por isso foram escolhidas luminárias de desenho simples e minimalista com acabamento marrom corten e grafite que dessem destaque `a luz que proporcionam e não ao seu aspecto decorativo.