- Área: 7700 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Nelson Kon
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Fabricantes: BM, Belmetal, DR Vidros, Desso, Dimoplac, Eliane, Forbo Flooring Systems, Ieklo, Madeplast, REFAX
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Treinamento e Atendimento ao Cliente funciona como uma espécie de showroom dos caminhões e ônibus da marca, contando também com local de treinamento de técnicos, mecânicos e área para a entrega de veículos. O complexo foi equacionado em dois pavilhões interligados por passarelas cobertas e mais uma arquibancada.
Um desses blocos - o mais transparente e de maior dimensão - destina-se à apresentação de novos produtos aos clientes, possui elegante átrio envidraçado, que integra a área de exposição, salas de conferência, reuniões, loja, café e uma grande sala multiuso de tamanhos modulares que permite diferentes dimensões e configurações para receber os eventos de lançamento de veículos, inclusive com a entrada e transito deles dentro do mesmo espaço. Localizado ao lado da pistas de testes da fábrica, possibilita ainda que seus usuários façam o test-drive dos veículos após as apresentações.
O outro bloco, mais fechado, agrupa as áreas de treinamento e oficinas para técnicos, mecânicos e motoristas, com salas específicas para o aprendizado dos diversos componentes desses veículos.
A arquibancada coberta se abre para uma pista de terra onde são feitas as apresentações de veículos pesados da marca, como tratores e retroescavadeiras.
O projeto explora estratégias sustentáveis e lista como exemplos a correta orientação solar, o uso de materiais com alto teor de reciclagem, o emprego de pisos elevados para instalações técnicas e de vidros laminados de alta performance nas fachadas, a aplicação de luminárias eficientes, a redução do uso e o reaproveitamento de águas, técnicas passivas de conforto ambiental, proteção e sombreamento das áreas de trabalho através de brises, controle, separação e gerenciamento de resíduos, entre outros.