- Área: 7200 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Belgotex , Ferreira Filho Engenharia, Gnoatto Movéis, Kastrup, NGK, SMD
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantando dentro do campus da Universidade Positivo, tem capacidade para 2.400 espectadores e é considerado um dos maiores teatros do Brasil.
Sua disposição em arena e grande inclinação é inspirada do teatro grego de Epidaurus, escavado em uma montanha e famoso por sua acústica, e permitem ótima visibilidade de qualquer ponto da plateia.
O edifício é composto de 3 grandes volumes que se relacionam e definem claramente os principais setores do teatro: foyer, plateia e palco. O revestimento externo contrasta e alterna o uso de concreto, vidro e pastilhas cerâmicas brancas com o arenito vermelho, pedra típica do Paraná.
Uma marquise evidencia a entrada principal e encaminha ao grande foyer, equipado com bomboniere e guarda-volumes, que recepciona o público e dá acesso à plateia e ao conjunto de 4 camarotes que contam com lounge de apoio para recepção de pequenos grupos.
Grandes rasgos horizontais envidraçados nas laterais do nível superior da plateia permitem uma incomum visão da paisagem, integrando o ambiente interno do teatro ao bosque natural externo, e servindo como extensão do foyer e como área de espera antes do início das apresentações.
A solução acústica, com projeto e consultoria específica, e desenho de painéis rebatedores no forro e paredes, resolve com eficiência e excelente qualidade a distribuição do som em todo o espaço.
No palco, suas dimensões e completa infraestrutura cênica, incluindo fosso móvel para orquestra, possibilitam qualquer tipo de espetáculo – teatro, dança, orquestra, ópera, shows, palestras, formaturas, etc. Um conjunto de camarins, salas técnicas de apoio e coxias dão suporte as apresentações.
No palco, uma grande porta permite o acesso direto para carga e descarga de equipamentos e cenários e também possibilita a realização de espetáculos que possam explorar e se integrar à paisagem do lago localizado aos fundos do teatro, bem como que utilizar a infraestrutura do palco para realizar apresentações voltadas para o pátio externo.