- Área: 291 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Invisible Gentleman
-
Fabricantes: ARTEBEL, CASA DOS TAPETES, CASTAN, CIN, Grupo Corbalan, Huric, Magnus-Icon, Pavigrés, Pladur, Primus Vitória, Rubicer, Topeca, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Krush-it representa uma aposta em algo único e exclusivo no panorama do Fitness em Portugal. E um novo conceito de negócio, necessita de um espaço à altura do desafio! A imagem que desenvolvemos pretende rasgar os padrões habituais no universo dos ginásios em Portugal, com uma mística e um ambiente urbano viciante! A imagem interior transpira esse ar underground, e seleto. Uma mistura entre materiais toscos e superfícies imperfeitas, em contraste com apontamentos de luxo e brilho. O ambiente escuro, com uma iluminação cuidada transporta-nos para um imaginário onde o alter-ego de cada um de nós se pode libertar e revelar o seu lado mais guerreiro.
A marca Krush-it pretende implementar uma metodologia de treino inovadora em Portugal, cuja primeira unidade está instalada no Centro Comercial Nova Arcada em Braga. Funcionalmente necessitámos de desenvolver um layout que contemplasse duas atividades essenciais: treino funcional dividido em diversas estações de treino numa única sala – denominado PANIC ROOM – e um estúdio para aulas de grupo de Spinning – denominado STRESS ROOM. Além disso pouco mais há a acrescentar ao nível programático, para além dos balneários, um ponto de atendimento comercial e uma área lounge.
Os materiais foram selecionados de modo a responder à criação de um cenário adequado à prática desportiva! Depurado e minimalista, pretendeu-se tirar proveito das qualidades dos próprios materiais construtivos – os blocos de cimento à vista e o betão afagado do pavimento, elementos transversais em praticamente todo o ginásio.
A área de Lounge enquadra o primeiro contacto com este ambiente, pelo que surgem apontamentos de cerâmicos pretos biselados com brilho, tanto no pavimento como nas paredes, que conjuntamente com a colocação de grelhas metálicas em metal distendido que enquadram o sistema de iluminação através de réguas de luz fixas às paredes, criam um efeito cénico distinto em todo o espaço de circulação.
Na globalidade, a palete cromática percorre as diferentes escalas de cinza, com as nuances próprias das características físicas dos materiais aplicados; e termina no preto absoluto, que tanto surge no pavimento, nos cerâmicos, nos vidros lacados, nas carpintarias e serralharias.
A sinalética foi desenvolvida para se enquadrar dentro da espacialidade do ginásio, nas quais surge com bastante impacto, mas noutros casos discreto o suficiente, pelo que a conjugação do acabamento brilhante das letras sobre superfícies mates, criar um efeito de elegância e sofisticação, que dialoga com o lado mais cru dos materiais.