Infraestruturas educacionais modulares para lugares apartados e para enfrentar desastres naturais. Essa foi a conclusão do Ministério da Educação (MINEDUC) do Chile ao analisar o impacto na infraestrutura educacional após as situações de emergência que o país tem sofrido desde o terremoto de 27 de fevereiro de 2010.
"Foram construídos equipamentos emergenciais baseados em contêineres e outros sistemas modulares, os quais proporcionaram uma solução rápida e imediata", explica o ministério em um comunicado, "mas que não eram sustentáveis a longo prazo, já que se tratavam de infraestruturas que não eram projetadas para tal fim, e que portanto não cumpriam com condições básicas de infraestrutura para o processo de aprendizagem".
Para superar essa etapa, o ministério, junto à Corporação de Fomento da Produção (CORFO), lançou em fevereiro passado o concurso "Sistema modular para nuevos espacios educativos", cujos resultados acabam de ser anunciados. As propostas deveriam transmitir os conceitos de relocalização, modularidade, inovação, materialidade e sustentabilidade através de um sistema modular para três fases de crescimento e em três macrozonas climáticas do país sul-americano.
Nota: os autores mencionados a seguir são os listados para cada equipe conforme consta na ata da decisão do júri. A informação foi fornecida pelo Ministério da Educação.