- Área: 62 m²
- Ano: 2017
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Fabricantes: Herman Miller, Deca, Deliart Thinking Design, Gramarsul
Descrição enviada pela equipe de projeto. A empresa Arqbox, autora da padronização de design para a iEA, levou em consideração os itens explorados pela própria marca da empresa de produção editorial. A marca contém os conceitos - INOVAÇÃO - ENGENHO - ARTE – que são trazidos para a linguagem de seus produtos e agora também para seu ambiente.
Para a paleta de materiais do design da iEA, foram selecionados produtos mais brutos, como a madeira e o aço. A madeira é utilizada na forma de compensados, mais especificamente Virola, de textura áspera quando bruto e tonalidade clara.
O aço completa as peças de mobiliário, com uma estrutura esbelta que transmitem o conceito de apoio e rigidez ao mesmo tempo que desafiam com sua leveza e pequenas dimensões. Ambos são materiais brutos e com possibilidade de reciclagem após seu uso.
A iEA respeita a característica natural dos materiais, mantendo a veracidade: metal com cor de metal; madeira com cor de madeira. Adicionalmente a esses dois elementos principais, estão inserções pontuais das cores da marca iEA. Entre os tons sóbrios e neutros do ambiente, surgem pontos em tons azuis e laranja vibrantes, que despertam a criatividade ao contrastar com o tradicional.
A linguagem de design e comunicação da empresa iEA deve primeiramente seguir aos três pontos em que ela se baseia - INOVAÇÃO - ENGENHO - ARTE. No desenvolvimento deste trabalho, em conjunto com os sócios da empresa iEA, percebemos a necessidade de projetarmos um design simples, porém bem estruturado, desenvolvido em linguagem contemporânea e inter-relacionando aspectos psicológicos aos sensoriais.
Esta união de alicerces fazem toda a diferença no espaço iEA e dão maior estabilidade para a linguagem da empresa, valorizando a visão interna do staff como também de frequentadores do espaço e clientes. Este projeto foi desenvolvido para uma sede especifica, porém, os conceitos podem ser levados a qualquer outro ambiente, sendo de menor ou maior proporção que a sala hoje projetada.
As texturas, cores e temperatura dos materiais foram categoricamente escolhidos para que transmitissem a linguagem da empresa e que ao mesmo tempo criassem um ambiente confortável e ergonomicamente favoráveis ao uso.
O espaço deve sempre ser visto primeiramente pelo aspecto funcional, estrutural e formal, aspectos que suportam não só o design da empresa, mas toda base projetual na arquitetura. Na proposta ficaram de lado tendências e modismos da época, abrindo possibilidade para um design que permanece atual por longas décadas.