- Área: 850 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Eduardo Sendra Dueñas
-
Fabricantes: Accesorios de baño, Lavabos, Lámparas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tapalpa, povoado mágico de Jalisco, localizado a 118 km de Guadalajara e a uma altura de 2070 metros sobre o nível do mar onde a riqueza natural, arquitetônica e cultural dota de magia, estância recreativa e descanso.
Um reservatório envolve o condomínio Rancho Viejo onde está localizada a La Casona, um termo adotado na Espanha que denomina as casas nobres encravadas na montanha, desenvolvida sobre as bases filosóficas da Arquitetura Orgânica, onde o desenho, os materiais e métodos de construção são uma reinterpretação da cultura da região.
Madeira de pinos, pedra, adobe e telha rancheira são os materiais regentes na construção, a maestria dos construtores da região são a alma dos muros e tetos. Habitamos a residência antes de construí-la, evocamos a casa da infância onde a imaginação e cada lembrança encontram seu lugar.
A entrada abre-se através de um volume de pedra, uma atmosfera de compressão que recebe o habitante para posteriormente entrar na residência rodeada de luz, vistas panorâmicas e os reflexos do céu no lago.
A residência divide suas funções em três grandes blocos, um central que corresponde aos serviços e amenidades comuns como: sala de estar, jantar, cozinha, terraço, bar, sala de jogos e jacuzzi e dois blocos laterais contendo 2 bangalôs cada um.
A coberturas do volume central filtram a luz por uma quebra nas alturas dos tetos de madeira, este espaço intersticial serve como circulação horizontal, articulando todas as atividades contidas neste bloco.Em cada lateral, são inseridos blocos de pedra que guardam no seu interior a função mais íntima da residência, um lugar para o sono e descanso.
Um lago, para o qual a residência se abre, é um reservatório artificial de 750 m2 sobre o qual parece flutuar o terraço de planta circular, um volume simples que cede a todo o dramatismo do corpo de água.
A residência concilia os métodos e materiais tradicionais com as novas exigências da vida contemporânea, é mediadora do que foi, construída para o ser humano em comunhão com o meio ambiente.