As cidades são um universo por si só; expandindo-se furiosamente, expelindo-se, zunindo no tempo e no espaço. Elas são agredidas, esquadrinhadas, levadas ao limite, incendiadas; São entranhas traiçoeiras que engendram guerras, vitórias banhadas em sangue e regozijo. O espaço construído sempre foi um reflexo dos medos, anseios e ideais de seus habitantes, e é, como tal, uma das primeiras e mais poderosas formas de expressão humana.
Neste ano, no dia mundial das cidades, assista a "The Perfect City", uma animação criada pelo designer Al Boardman para a nova série da BBC "Designed" do site BBC Culture. A série retrata a busca do "ideal" e do 'perfeito' no projeto do espaço urbano ao longo da história da humanidade. Narrado e dirigido pelo renomado crítico de arquitetura e escritor Jonathan Glancey, o vídeo mostra em apenas 2 minutos alguns dos principais exemplos do planejamento urbano na historia da humanidade, antigo e novo, bem sucedido e mal sucedido.
O estilo de Boardman é ousado e divertido, mas absolutamente minimalista; a sua composição utiliza frequentemente formas geométricas e cores vibrantes. Esta magistral animação foi desenvolvida com apenas quatro cores e inúmeras variações de quatro formas básicas que se encaixam e se agrupam constantemente para ilustrar skylines, paisagens urbanas e master plans.
Voltando no tempo de volta a Eridu (atual Abu Shahrein, no Iraque), Glancey narra como a primeira cidade do mundo foi construída há 8000 anos, poucos quilômetros ao sul de onde a cidade de Ur surgiria mais tarde. Da mesma maneira, o conceito de "cidade-estado" surge por primeira vez no século 5 a.C. idealizada pelo arquiteto e matemático grego Hippodamus - comumente conhecido como "pai do planejamento urbano" - com seus projeto de trama reticulada para a cidade de Miletus (atualmente Balat, na Turquia).
Do projeto urbanístico de Palmanova inspirado na Utopia de Thomas Moore, das "cidades socialistas" de Stalin e a idealização das Cidades Jardim do século 20, até o frustrado projeto da cidade de Masdar criada por Norman Foster e a metrópole fictícia de Fritz Lang, centenas de ideias de uma "cidade perfeita" fazem parte do passado e do presente. Algumas têm sido bem-sucedidas, outras ficaram perdidas no tempo, enquanto que a maioria delas fica para sempre apenas no campo das idéias.