- Área: 252 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
-
Fabricantes: Avandad, Heydari, Hormozgan
Descrição enviada pela equipe de projeto. No projeto desta casa de fazenda, foram feitos estudos para satisfazer as necessidades espaciais qualitativas e quantitativas de acordo com o estilo de vida e o gosto arquitetônico do cliente, considerando suas experiências com o projeto anterior, sua insatisfação com os espaços internos e sua necessidade de privacidade em todos os espaços da construção.
A arquitetura neste projeto teve que cumprir as regras e regulamentos regionais dominantes (regulamentos de urbanização), atender aos requisitos do cliente (construção moderna, conformidade com a arquitetura tradicional iraniana, espaços interiores apropriados) e ser compatível com o clima regional (clima quente e intensa radiação solar). Portanto, o impacto dos fatores acima na arquitetura levou à formação da principal ideia de projeto, que visa principalmente resolver os maiores desafios.
Assim, para cumprir os regulamentos de urbanização regional, incluindo a necessidade da existência de telhados inclinados, foram feitos estudos para desenvolver um telhado inclinado de frente para os lados oeste e leste do edifício. Para atender às necessidades do cliente (espaços internos apropriados e conformidade com padrões de privacidade em um edifício moderno):
- Foram feitos estudos durante a etapa de projeto para considerar as necessidades qualitativas e quantitativas do cliente em relação aos espaços interiores e para desenvolver espaços públicos e privados que atendessem às necessidades de privacidade;
- Durante a concepção da fachada do edifício, foram combinados dois volumes simples para desenvolver uma fachada moderna. Quanto à fachada do edifício, devido a sua proximidade com a rua e à possibilidade de ter uma visão direta dos espaços interiores do exterior, foi estudado o uso de brises de madeira, conhecidos como "Shenashir", que tradicionalmente eram usados na arquitetura da região sul do Irã, para desenvolver uma estrutura de tijolos e alcançar os requisitos de privacidade.
As seguintes medidas foram tomadas para garantir a compatibilidade com o clima regional:
- Uso do elemento arquitetônico "Shenashir", que impede a rápida troca de calor (devido ao seu posicionamento entre espaços internos e externos), evita a penetração da intensa luz solar nos espaços interiores, projeta sombra e reduz os níveis de umidade controlando a entrada de ar, direcionando o vento em direção aos espaços internos e fornecendo as condições necessárias para a ventilação cruzada;
- Posicionamento do máximo de aberturas nos lados sul e norte do edifício para uma ventilação ideal;
- Uso de tijolos na fachada do edifício (devido à sua alta capacidade térmica);
- Uso de cores claras na fachada do edifício;
- Desenvolvimento de estruturas de paredes duplas, a fim de minimizar a troca de calor.