- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: ARTIFICIO, Cortizo, HIDROXIDO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é uma apartamento de 200 m2, no bairro Letras, junto ao Paseo del Prado, em Madri. O residência está localizada em um edifício de Gutierrez Soto, dos anos cinquenta, um dos primeiros exemplos de estrutura de concreto armado em edifícios residenciais. A edificação possui uma posição fronteiriça entre a área dos museus do Paseo del Prado e a escala de Madri antiga, do bairro Letras.
Nosso escritório fez uma reforma integral, já que a residência estava muito compartimentada em estâncias. Era necessário um grande espaço diáfano para incluir a coleção de arte dos proprietários. A estrutura de concreto do edifício, que foi deixada à vista, nos dava a flexibilidade para desenvolver a nova proposta.
A dificuldade do projeto foi criar um espaço que fosse moradia e galeria, sem perder a escala e o conforto do ambiente doméstico. A paleta cromática é neutra para valorizar as pinturas e fotografias. Selecionou-se madeira de carvalho para o piso e mármore macael para os banheiros. Madeira e mármore que estavam presentes originalmente no edifício.