- Área: 1000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Luisa Breier
-
Fabricantes: Ampla Marcenaria, Beaulieu, Fernando Jaeger, Ovo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A mudança de sede para um espaço em frente à Praia de Botafogo marcou a nova fase de uma empresa de tecnologia brasileira em 2016. Com o desafio de projetar um escritório que fortalecesse a identidade da empresa e a experiência dos usuários no lugar, foi dada atenção às estratégias de ocupação do espaço e a escolha dos materiais. Para atender à flexibilidade necessária no modo de trabalhar da empresa, que consiste na independência de equipes e a forma como elas se modificam com o tempo e demandas, a distribuição das estações de trabalho seguiu o conceito de layout open space.
Essa solução também contribuiu com a amplitude dos ambientes e integração com o terraço externo, assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx, que permeia todo o espaço. Sem sala de recepção, o usuário é convidado a adentrar no espaço e ter a visão da empresa como um todo, observando seu funcionamento com o terraço de cenário ao fundo. Considerando a forte característica de colaboração entre os times, lousas e mobiliários desenhados foram espalhados entre as estações de trabalho para incentivar a troca e a geração de ideias. Salas de reunião também servem de apoio, construídas em vidro para proporcionar privacidade, mas sem se tornar uma barreira visual.
A área de convivência foi estrategicamente posicionada à esquerda da entrada, com vista para a praia. Para a criação deste espaço, denominado Comuna, foram utilizados elementos de marcenaria que delimitam o ambiente, sem isolá-lo do restante do escritório. Dentre estes elementos destacam-se a arquibancada e os armários que formam a copa. Além da possibilidade de usos, seja para descansar ou fazer reuniões informais, a Comuna é o principal ambiente que representa a ideia da empresa de trazer pessoas de fora para dentro de seu espaço, com infraestrutura para promover palestras e eventos de pequeno porte.
Sobre os materiais, elementos de madeira se mesclam com o piso cinza, levando, através dessa combinação, conforto por toda a extensão do escritório. Alguns ambientes são destacados através de carpetes ou móveis coloridos. A infraestrutura metálica aparente no teto, salas envidraçadas e equipamentos de audiovisual, ao mesmo tempo que são funcionais, criam uma conexão com o conceito de tecnologia. A concepção do projeto ajuda no desenvolvimento da visão do escritório como espaço de integração entre funcionários e visitantes. O resultado é um lugar onde a tecnologia, a inovação e a criatividade são valorizadas.